Estudo aponta que as pessoas querem trabalho híbrido flexível
Video Player
one x bet wikipedia de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Após realizar mais de 30 pesquisas de cultura personalizadas com os clientes, a Kultua, peopletech brasileira especializadaone x bet wikipediaDiagnósticos de Cultura personalizado, finalizou um estudo no qual identificou um padrão de preferência dos colaboradores de diversas empresas quanto ao modelo de trabalho ideal.
O levantamento, que escutou 3.128 profissionais entre os meses de janeiro de 2021 e outubro de 2022, reafirmou o desejo e a predisposição da maioria dos funcionários ao formato híbrido.
Porém, a alternativa mais escolhidaone x bet wikipediatodas as empresas – selecionada por 49% a 61% dos respondentes – foi o modelo “híbrido flexível”, quando não são definidos dias fixos para ir ao escritório.
100% home office é o segundo preferido
Os dados ainda apontam que o modelo 100% remoto tem a segunda preferência dos participantes do estudo (de 23% a 41% das respostas). Já o modelo “híbrido fixo” aparece como a terceira alternativa (8% a 12% dos entrevistados). Por fim, apenas 3% dos colaboradores,one x bet wikipediamédia, optaram pelo retorno ao modelo 100% presencial.
Segundo a CEO da Kultua, Lívia Brandini, a grande maioria dos colaboradores se adaptaram relativamente rápido ao trabalho à distância, mesmo que tenham apontado oportunidades de melhoriaone x bet wikipediaferramentas de comunicação, rituais internos de Gestão de Pessoas e integração entre equipes e áreas da empresa.
Além disso, ficou provado queone x bet wikipediaalguns segmentos, mesmoone x bet wikipediaempresas com culturas mais tradicionais e que jamais pensaram nisso antes da crise, é possível alcançar produtividade e bem-estar no trabalho remoto. Agora, com a possibilidade de voltar ao escritório, as pessoas não querem abrir mão dos benefícios da flexibilidade conquistada e escolher o que julgam melhor para si e para os resultados do negócio.
Publicidade
“Boa parte das organizações teve um enorme desafioone x bet wikipediamanter os seus times engajados e conectados nos últimos três anos. No entanto, algumas áreas corporativas foram surpreendidas pela rápida adaptação de suas equipes. Ou seja, os colaboradores reconheceram que trabalharone x bet wikipediacasa ou remotamente era viável. Essa experimentação, mesmo que inicialmente forçada pelas condições da pandemia, possibilitou a quebra de paradigmas e preconceitos com relação a esse tipo de mudança, flexibilizando de vez essa nova relação entre colaborador e ambiente de trabalho físico. Porém, o sucesso disso só é plenamente alcançado ao se trabalhar a cultura organizacional e a Gestão de Mudança de forma efetiva”, afirma.
Gestão estratégica de cultura
A gestão estratégica de cultura foi predominante para a rápida adaptação aos modelos híbridos
As pesquisas de cultura personalizadas da empresa também indicaram que os colaboradores que atuamone x bet wikipediaorganizações mais flexíveis tendem a experimentar mais autonomia no trabalho, maior performance e percepção de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Lívia Brandini explica que grande parte do sucesso obtido nos negócios durante o período da pandemia está atrelado ao bom relacionamento entre líderes e liderados e à percepção de alinhamento entre o discurso da empresa e suas práticas culturais internas.
“Não basta as organizações investirem apenasone x bet wikipediaestratégias de marca empregadora ou selos; tornou-se imprescindível que elas promovam, de fato, melhores experiências de trabalho com base na consistência de suas ações, decisões e posicionamentos diários”, complementa Brandini.
Publicidade
Por isso, o momento atual pede por investimentosone x bet wikipediaGestão de Cultura para uma melhor Gestão de Mudança.
“Uma equipe motivada e satisfeita entrega muito mais resultado para o negócio. E isto só é possível com uma boa gestão cultural. A maioria das corporações geralmente desconhece seus reais desafios críticos a serem priorizados e não pauta suas decisões ou investimentos a partir de métricas confiáveis e efetivas. Antes de definir o modelo de trabalho deone x bet wikipediaempresa, é interessante olhar primeiro para dentro de casa para analisar os impactos dessa decisão. Não adianta querermos voltar 100% ao que era antes. O mundo mudou”, conclui.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.