Entre os deputados que integram a liderança do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, a maioria dos que votaram ajudou a derrotar o veto: foram 20 pela derrubada e 19 pela manutenção. Veja a relação no fim da matéria.
Ao todo, na Câmara, foram 78 votos favoráveis ao veto e 378 contrários. No Senado, 60 contrários e 13 pela manutenção.
Entre os deputados da liderança do governo na Câmara, oito foram favoráveis e oito contrários. Na liderança do governo no Senado, quatro votos sim ao veto e cinco não. Já na liderança do governo no Congresso, foram oito favoráveis (desconsiderando três que já integram a liderança no Senado) e sete contra. Os nomes de Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Zenaide Maia (PSD-RN) e Jaques Wagner (PT-BA) estão repetidos por integrarem a liderança do governo no Congresso e no Senado
O presidente Lula teve votos contrários inclusive na bancada de seu partido. Entre os 54 votantes da bancada do PT na Câmara, 53 foram favoráveis e Zé Neto (PT-BA), contrário. No Senado, foram sete votos a favor e o de Paulo Paim (PT-RS) contra.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que defendia os vetos, disse que apresentaria uma alternativa à desoneração, mas, segundo declarou mais cedo o líder do governo do Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), não foi possível chegar a um acordo, e já era prevista a derrota.
Publicidade
Veja lista de líderes e vice-líderes do governo Lula:
Fonte: Guilherme MazieiroGuilherme Mazieiro é repórter e cobre políticaaviator site de apostaBrasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formadoaviator site de apostajornalismo na Puc-Campinas, com especializaçãoaviator site de apostaGestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra.