365bet5-Mapa mostra onde ficam usinas nucleares da Ucrânia

365bet5

Zaporizhia, agora sob controle russo, é uma das várias plantas da Ucrânia. No total, são quatro centrais ativas, com 15 reatores
5 mar 2022 - 22h11
Um prédio administrativo da usina nuclear de Zaporizhia foi danificado após o ataque.
Um prédio administrativo da usina nuclear de Zaporizhia foi danificado após o ataque.
Foto: Reuters / BBC News Brasil

365bet5 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

O ataque russo à usina nuclear Zaporizhia, no sudeste da Ucrânia, foi considerado um ato sem precedentes.

Uma ação militar,365bet5meio à invasão da Ucrânia, deixou "vários mortos e feridos", segundo o Ministério das Relações Exteriores do país.

Publicidade

"Sobrevivemos a uma noite que poderia ter interrompido o curso da história, a história da Ucrânia, a história da Europa", disse o presidente Volodymyr Zelensky.

O fogo foi controlado, e a integridade da planta está garantida, segundo autoridades e especialistas. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou que a radiação é mantida365bet5níveis normais.

Zaporizhia é uma das várias usinas nucleares da Ucrânia. No total, são quatro plantas ativas, com 15 reatores: 4365bet5Rivne, 2365bet5Khmeltniski (outros dois estavam365bet5construção), 3 na Sul da Ucrânia e 6365bet5Zaporizhia.

Em seu território, também estão os restos da usina soviética de Chernobyl, com seus quatro reatores, hoje desativados.

Publicidade

O local está sob proteção especial após a desastrosa explosão de 1986, que causou a liberação de radioatividade365bet5grande parte da Europa e deixou dezenas de milhares de vítimas.

Mapa de usinas nucleares na Ucrânia
Foto: BBC News Brasil

Na Ucrânia, a energia nuclear tornou-se cada vez mais importante para o fornecimento de energia do país.

Em 2014, grupos separatistas apoiados pela Rússia assumiram o controle da grande região produtora de carvão de Donbas, no sul. Até então, o carvão gerava 41% da energia do país.

É por isso que o país recorreu à energia nuclear, bem como a outras fontes renováveis, para compensar o déficit. A energia nuclear atualmente gera quase metade da eletricidade que a Ucrânia usa.

O país também possui locais de descarte radioativo que armazenam resíduos de operações de usinas nucleares.

365bet5

O que aconteceria365bet5um ataque direto ao reator?

Claire Corkhill, especialista365bet5materiais nucleares da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, diz à BBC que existem vários mecanismos para evitar riscos de radioatividade.

Publicidade

"Se houvesse um incêndio dentro do prédio do reator, os sistemas automáticos de segurança o extinguiriam instantaneamente", explica ele.

"Os próprios prédios dos reatores são bastante robustos, então o combustível nuclear deve ser bastante seguro lá.

Uma explosão só aconteceria se houvesse um colapso nuclear, que poderia ser causado por uma falha no fornecimento de eletricidade para o local e danos nos geradores de reserva.

Somente se isso acontecer365bet5uma usina nuclear365bet5funcionamento, "poderia haver uma explosão como a que aconteceu365bet5Fukushima"365bet52011.

Se o reator - o dispositivo que gera energia365bet5uma usina nuclear - e o prédio que o abriga foram danificados, isso pode causar o superaquecimento do reator e derreter o núcleo.

Se as pessoas forem expostas a essa radiação, isso poderia causar sérios impactos imediatos e de longo prazo em365bet5saúde, incluindo câncer.

Publicidade

Foi o que aconteceu365bet5Chernobyl, no pior incidente nuclear da história.

Russos assumiram o controle da extinta usina nuclear de Chernobyl, pior acidente nuclear da história
Foto: BBC News Brasil

Em Zaporizhia, apenas o reator 4 estava operando com 60% da capacidade no momento do ataque. Foi então desligado, o que significa que um colapso nuclear não poderia ter ocorrido depois.

Os reatores 5 e 6 estavam "em espera", que é um regime de baixa potência, informou a AIEA.

As usinas são um alvo?

O embaixador russo na ONU, Vasily Nebenzya, assegurou que as tropas de seu país assumiram o controle da usina Zaporizhia para "garantir" eletricidade para os civis.

No entanto, desde o início do conflito, a Ucrânia expressou preocupação de que Moscou esteja tentando obter o controle das usinas e seus materiais nucleares.

Publicidade

Graham Allison, especialista365bet5segurança nuclear da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, disse à BBC que,365bet5vez de um ataque direto à usina nuclear, era mais provável que as forças russas estivessem tentando "cortar o fornecimento de eletricidade na área circundante".

Para Corkhill, o que está acontecendo é perigoso. "Falando de forma mais geral, devemos nos preocupar que as instalações nucleares sejam alvos militares, porque existem riscos reais de um acidente nuclear."

Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.

Fontes de referência

  1. melhor site de tips futebol
  2. apostas desportivas online gratis
  3. esporte da sorte oficial

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações