slot rambo de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
A Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba aprovou neste domingo (22) um projeto para reforma da Constituição, a fim de manter de pé um dos últimos sistemas de partido único do mundo. Na proposta, questões como o reconhecimento do mercado, do casamento gay e da propriedade privada entraramslot rambopauta.
Além disso, o texto substitui o termo "comunismo" por "construção do socialismo" na Carta Magna, como objetivo do Partido Comunista, que continua como principal força política do país.
PublicidadeO projeto, agora, passará por debate popular entre os dias 13 de agosto e 15 de novembro, antes de ser submetido a referendo nacional.
A atual Constituição é de 1976 e foi elaborada sob influência soviética, aliada ao modelo de Estado comunista de Fidel Castro pós-Revolução de 1959. Na reforma, os 224 artigos visam modernizar a legislação cubana, adequando o texto às mudanças econômicas e sociais recentes do país.
Entre os principais tópicos, estão o estabelecimento do papel do mercado na economia da ilha, o reconhecimento da propriedade privada e a definição do casamento como a "união entre duas pessoas", uma abertura para o casamento homossexual, representando uma conquista para a comunidade LGBTI+.
A nova Constituição instituirá, ainda, os cargos de presidente da República, de vice-presidente e de primeiro-ministro.
Publicidade