football studio b1 bet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Relação externa agressiva, espetacularização de questões domésticas e condução econômica protecionista. O segundo mandato de Donald Trump, que toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20, deve ser marcado por esses três pilares, além da expectativa por manter uma relação fria com o Brasil, com maior rigidezfootball studio b1 bettermos de atuação na defesa dos interesses norte-americanos, avaliam especialistas ouvidos pelo Terra.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O primeiro ato da gestão Trump 2 deve ocorrer logo após a cerimônia de posse, que começará ao meio-dia (horário de Washington D.C., 14hfootball studio b1 betBrasília) no Capitólio, sede do Poder Legislativo americano. Após o juramento, Trump fará seu discurso inaugural, que deve delinearfootball studio b1 betvisão para o futuro do país. Do ponto de vista político, econômico e internacional, espera-se mudanças significativas da gestão dos últimos quatros anos do democrata Joe Biden.
PublicidadeA previsão feita por especialistasfootball studio b1 betrelações internacionais é que políticas mais agressivas poderão ser implementadas por Trump, gerando maior instabilidade e imprevisibilidade. “Do ponto de vista político, podemos esperar um governo com um grau maior de assertividade e, eventualmente, agressividade”, afirma Leonardo Paz, professor de relações internacionais do Ibmec-RJ.
Economicamente, espera-se uma tendência protecionista mais acentuada do que no primeiro mandato. “O presidente já manifestou intenção de implementar tarifas significativas sobre produtos importados. Promessas incluem tarifas de 10% a 20% sobre todos os produtos importados, 25% sobre o Canadá e o México, 60% sobre a China e até 100% sobre países do BRICS que tentem evitar o uso do dólar”, ressalta Leonardo Paz.
O protecionismo acentuado também é destaque na análise de Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM, sobre o Trump à Casa Branca. “As expectativas são de que, do ponto de vista internacional, a gente vai ter mais turbulênciasfootball studio b1 betfunção das medidas que o Trump pode tomarfootball studio b1 bettermos de protecionismo econômico. Espera-se uma política bastante agressivafootball studio b1 bettermos de atuação na defesa dos interesses americanos e de reconstrução das áreas de influência.”
Do ponto de vista doméstico, três elementos são importantes e devem demandar atenção, de acordo com Holzhacker: o quanto o Trump vai usar as instituições para perseguir ou para atingir pessoas que estiveram à frente de processos contra ele, o quanto as medidas de perdão para as pessoas que participaram do 6 de janeiro vão gerar de enfraquecimento do ponto de vista democrático, e como Trump vai lidar com as questões relacionadas às mudançasfootball studio b1 bettodo o sistema político.
Publicidade