análise da betano-Suprema Corte da Venezuela convoca opositor de Maduro a comparecer no tribunal

análise da betano

Em ato simbólico, Edmundo González se proclamou o novo presidente eleito da Venezuela na segunda (5)
6 ago 2024 - 11h27
(atualizado às 12h04)
González é convocado à Suprema Corte
González é convocado à Suprema Corte
Foto: REUTERS

análise da betano de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Em meio a crise que se instalou na Venezuela após a controversa eleição presidencial de 28 de julho, a Suprema Corte venezuelana convocou Edmundo González, que concorreu a eleição contra Nicolás Maduro, para comparecer ao tribunal nesta quarta-feira, 7, às 10h do horário de Brasília. O convite se estende a outros três candidatos.

Ligada ao governo de Maduro, a Suprema Corte fez o pedido oficial: "Para a devida consolidação de todos os instrumentos eleitorais que se encontramanálise da betanoposse dos partidos políticos e dos candidatos, se procede a citaranálise da betanopessoa,análise da betanocujo ato deverão entregar a informação requerida e responder às perguntas que sejam formuladas pela Corte. (...) Citam os cidadãos Manuel Rosales, José Luis Cartaya, Simón Calzadilla e Edmundo González Urrutia", determinou uma juíza do tribunal.

Publicidade

No entanto, essa não é a primeira vez que González é chamado pela Suprema Corte. Na última sexta-feira, 2, o opositor de Maduro foi convocado a comparecer ao tribunal, mas não se apresentou.

Nicolás Maduro foi proclamado presidente após eleição
Foto: REUTERS

O convite era para uma sessão conjunta com outros candidatos presidenciais. Na ocasião, houve a assinatura de um termo de aceite do resultado divulgado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que 'bateu o martelo' na reeleição de Maduro. 

Uma das suposições para a ausência de Gozález na Suprema Corte é de que o político teria medo de ser preso ao chegar no local. O temor, aliás, já foi amplamente tratado por Maria Corina Machado, aliada ao candidato e opositora de Maduro. Ao The Wall Street Journal, ela chegou a dizer que está escondida por precaução, já que teme pelaanálise da betanovida. 

Desde que González e Corina Machado passaram a questionar o resultado que indicava a reeleição de Maduro, o presidente venezuelano vem fazendo duras declarações contra os opositores. O herdeiro do chavismo chegou a dizer que ambos são terroristas que "têm que estar atrás das grades" e que "a Justiça vai chegar".

Publicidade
Corina Machado é líder da oposição
Foto: REUTERS

González se proclamou presidente

Mesmo com a tensão, Edmundo González se proclamou o novo presidente eleito da Venezuela nesta segunda-feira, 5. “Nós vencemos esta eleição sem qualquer discussão. Foi uma avalanche eleitoral”, escreveu eleanálise da betanoum comunicado. A autoproclamação do opositor tem caráter simbólico, porque é o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano quem tem o poder legal de proclamar um novo presidente.

O órgão indicou a vitória de Nicolás Maduro na semana passada, com 51,95% dos votos. Na carta, González ainda apela para que militares e policiais "se coloquem ao lado do povo" e impeçam "ações de grupos organizados" pelo regime Maduro, que "deu um golpe de Estado".

Opositor de Maduro, Edmundo González se autoproclama presidente eleito da Venezuela
Video Player

Maria Corina Machado argumenta que González teria ganhado de Maduro por 66% a 30%. A líder opositora ainda destaca que está sendo feita uma contagem paralela dos votos para rever a decisão do CNE. Em entrevista ao Fantástico no domingo, 4, ela chegou a agradecer ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exigir a divulgação pública das atas de votação da eleição de 28 de julho.

Em 1º de agosto, o Brasil assinou, junto ao México e a Colômbia, um documento que reforça a cobrança e destaca o respeito à escolha do povo venezuelano.

Publicidade

"Como venezuelana, fico muito agradecida pela resposta de alguns governos, de alguma maneira próximos a Maduro -como Brasil, Colômbia e México-, e que assumiram posições muitos firmes para que a verdade eleitoral seja conhecida. Agradeço a posição nítida do governo do Brasil e do presidente Lula, ao exigir que se divulguem os boletins, um a um", disse a opositora. 

Fonte: Redação Terra

Fontes de referência

  1. international online casino
  2. slot online 2024
  3. esportes da sorte times patrocinados

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações