grêmio x criciúma palpites de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Classificado pelos colegas como um "vampiro da juventude", o jornalista e escritor Zuenir Ventura, de 87 anos, falou sobre um dos assuntos mais atuais entre a imprensa: as fake news. Homenageado no 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que começou nesta quinta-feira (28) e vai até sábado (30), o veterano afirmou que as notícias falsas são "um problema tão nocivo quanto a censura nos tempos da ditadura."
O jornalista lembrou da declaração do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, de que as eleições poderiam ser canceladas caso fosse detectada a influência das notícias falsas. "São uma contradiçãogrêmio x criciúma palpitestermos: se são fakes, não são news. É só um novo nome para uma velha forma", disse. "A imprensa às vezes consegue desmoralizar a mentira. Nosso trabalho é fazer as instituições prestarem contas à sociedade."
PublicidadeVentura também rememorou histórias degrêmio x criciúma palpitescarreira ao lado do amigo de décadas e colunista do Estado Luiz Fernando Verissimo -— como a vezgrêmio x criciúma palpitesque, com uma trena, mediu a áreagrêmio x criciúma palpitesfrente ao Monumento aos Pracinhas, no Rio de Janeiro, para determinar o tamanho de um público com precisão. O colega e ex-chefe Elio Gaspari, autor de uma das principais obras sobre o regime militar, lembrou da atuação de Zuenir para trazer de volta ao Brasil alguns exilados pela ditadura, como o cineasta Glauber Rocha e o poeta Ferreira Gullar.
Zuenir descreve a épocagrêmio x criciúma palpitesque vivemos como um "acúmulo de crises". Para Verissimo, o grande perigo estágrêmio x criciúma palpitesuma geração de jovens sem memória do que foi o regime militar. "É só ver os índices de intenção de voto para Bolsonaro. É gente que não sabe o que foi a ditadura. Acho preocupante", apontou.
Ventura complementou a fala do amigo citando o sociólogo polonês Zygmunt Bauman — o presente está tão ruim, disse, que as pessoas fogem para o passado,grêmio x criciúma palpitesuma espécie de "retropia"."Não entendo. Fico mais querendo que achando que vai haver uma mudança disso. Que é um momento de insanidade dos jovens. É muito difícil de explicar."
Congresso. O primeiro dia do congresso também teve como destaque o balanço de um ano do Programa Tim Lopes de Proteção a Jornalistas da Abraji, que investiga assassinatos, ameaças e violência contra profissionais de imprensa. A equipe, além de acompanhar os desdobramentos dos casos, busca dar continuidade às próprias denúncias feitas pelo jornalista que foi vítima. O próximo trabalho do grupo serágrêmio x criciúma palpitesBragança, no Pará, onde um radialista foi morto na semana passada.
Publicidade