jogar roleta de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Você já parou para pensar como as pessoasjogar roletasituação de rua lavam suas roupas? Pois é, na maioria das vezes, não lavam. Elas usam as peças por cerca de 10 dias e, então, jogam fora.
Em 2013, Lucas Caldeira criou um projeto de mobilização social para conversar com pessoas que dormiam nas calçadas para entender quais eram suas necessidades e distribuir itens como cobertores, produtos de higiene e roupas. Alguns anos depois, quando reencontrava os assistidos, cerca de duas semanas depois, começou a perceber que eles já haviam descartado as peças que tinham recebido.
Publicidade“Uma roupa que duraria no mínimo 5 anos, 8 anos, não durava 10 dias”, explica Lucas (assista ao vídeo da entrevista acima) sobre a falta de acesso a água para que essas pessoas pudessem lavar suas peças. “Onde é que se consegue lavar roupa? Na sarjeta? No albergue que tem horários terríveis?”.
A partir dessa percepção, ele conta que passou a se sentir culpado por estar contribuindo para o ciclo de busca e descarte de peças por aqueles que ajudava e pelo impacto ambiental que a prática causava. “São mais de 12 mil litros de água para produzir uma calça jeans”, lembra Lucas.
Então, ele pesquisou, conversou com outras iniciativas, fez cursos e aprendeu sobre lavanderias sociais. Assim foi criado o Projeto Lavanderia. “É a primeira lavanderia social de portas abertas para quem estájogar roletasituação de rua”, afirma.
O projeto tem espaço próximo à Cracolândia, localizadojogar roletaCampos Elíseos, bairro de São Paulo (SP), e oferece não apenas lavagem de roupas, mas toda a estrutura necessária de banheiro. “Uma roupa limpa nem sempre resolve 100% dos problemas de higiene. De que adianta se eu estiver com o corpo sujo?”, diz.
Publicidade