Pesquisadores da UFES descobriram um novo tipo de formação geológica, chamada Colinas Coralinas, que abriga uma diversa biodiversidade, incluindo peixes, tubarões e corais. A pesquisa foi realizadapoker 123colaboração com a USP e a Academia de Ciências da Califórnia e financiada pela Fundação Grupo Boticário e Vozes da Natureza.
poker 123 de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Pesquisadores descobriram um novo tipo de formação geológica chamada "Colinas Coralinas", localizada na costa do Espírito Santo. Trata-se de um recife com aproximadamente 60 metros de altura, que abriga uma grande biodiversidade, incluindo peixes, tubarões ameaçados de extinção e corais.
Segundo os cientistas, esta área é únicapoker 123todo o planeta Terra e apresenta grande diferençapoker 123relação aos recifes de corais existentes na costa brasileira. O local abriga uma formação incomum de colinas predominantemente compostas por algas coralináceas -- nome botânico de uma ordem de algas vermelhas pluricelulares da classe Florideophyceae, subfilo Rhodophytina.
PublicidadeHudson Pinheiro, pesquisador colaborador da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), destacou a importância da descoberta, ressaltando que ainda há muito a ser explorado nos oceanos. "É uma descoberta muito importante porque mostra que ainda tem muita coisa para ser descoberta nos oceanos. A gente conhece ainda muito pouco do fundo do mar", disse ele.
Como explica Pinheiro, a grande diversidade de fauna e flora presentes nas formações geológicas se deve ao fato de o local ser isolado geograficamente. "Apesar de existirem locais de pesca lá, o local ainda não é muito conhecido, poucos pescadores se aventuram a ir a essas distância."
Esse isolamento geográfico também possibilita que espécies ameaçadas de extinçãopoker 123outras regiões possam se abrigar nas colinas, como os tubarões-lixa (Ginglymostoma cirratum), que são 14 vezes mais numerosos na região do quepoker 123outros locais da costa.
"O tubarão-lixa é uma espécie encontrada em ambientes mais rasos e de fácil captura. Ela é super pescada e, por isso, está ameaçada de extinção. Tem um crescimento lento, gera poucos filhotes e tem várias características que a fazem suscetível a esse status", afirma Pinheiro, que acrescenta os riscos da mineração na região.
Publicidade