Um anticiclone, também conhecido como zona de alta pressão, está trazendo uma onda de calor para regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, entre 22 de abril e 2 de maio.
betano presidente de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
Nos próximos dias, um anticiclone, também conhecido como zona de alta pressão, estará trazendo uma onda de calor para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. O alerta sobre o fenômeno climático foi emitido na terça-feira, 23.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O termo ‘anticiclone’ pode causar um certo estranhamento e até preocupaçõesbetano presidenterelação ao que pode causar. Porém, ao Terra, Maria Clara Sassaki, especialistabetano presidentemeteorologia da Tempo OK, pontuou que é algo que o País já experimentoubetano presidenteoutros momentos. Entenda o que é:
PublicidadeO que é um anticiclone?
De acordo com a meteorologista, o fenômeno climático é, na verdade, uma área de alta pressão. “O anticiclone é uma área de alta pressão. Neste momento, essa alta está influenciando o tempo no Brasil. Por isso, estamos falandobetano presidenteonda de calor, pois a alta pressão dificulta a formação de nuvens de chuva”, explica Sassaki.
Como um anticiclone pode afetar as áreas por onde passa?
Ainda segundo Sassaki, a falta de umidade na atmosfera causada pelo anticiclone irá favorecer a elevação da temperatura, principalmente durante o período da tarde.
“Quando a gente falabetano presidentealta pressão, estamos falandobetano presidenteuma região da atmosfera que está com um nível de pressão maior que seu entorno. Isso faz com que os ventos se movimentem no sentido anti-horário e de cima para baixo. Por isso a umidade não sobe para formar nuvens de chuva”, explica a especialista.
Ela pontua ainda que funciona como se fosse um ‘ventilador gigante’, ligado no alto da atmosfera e soprando arbetano presidentedireção à superfície.
Publicidade