análise da betmotion-Pandas a caminho do Brasil? China aceita mandar ursos, mas falta de verba adia plano; entenda

análise da betmotion

Os governos Lula e Xi Jinping negociaram nos últimos meses o envio de um casal de pandas gigantes ao País e houve até uma disputa entre zoológicos nos bastidores
20 nov 2024 - 00h00
(atualizado às 09h36)

análise da betmotion de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

ENVIADO AO RIO - Era para ser um dos pontos altos da visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, a Brasília na quarta-feira, dia 20, mas a falta de verbas atrapalhou. Os dois governos acertaram o envio ao País de um casal de pandas gigantes, animal símbolo da China.

Panda Yun Chuan enviado da China para os EUA; trata-se de um macho de quase cinco anos, filho de Zhen Zhen, que nasceu no Zoológico de San Diegoanálise da betmotion2007
Panda Yun Chuan enviado da China para os EUA; trata-se de um macho de quase cinco anos, filho de Zhen Zhen, que nasceu no Zoológico de San Diegoanálise da betmotion2007
Foto: San Diego Zoo Wildlife Alliance/Divulgação / Estadão

A prática tem raízes milenares na diplomacia chinesa, quando os pandas eram presenteados como gesto de amizade. No caso do Brasil, seria um empréstimo.

Publicidade

Integrantes do Palácio do Planalto e do Itamaraty confirmaram ao Estadão que havia um acerto nesse sentido. Segundo eles, a ideia não foi descartada, mas não será concretizada agora.

Panda Yun Chuan enviado da China para os EUA; trata-se de um macho de quase cinco anos, filho de Zhen Zhen, que nasceu no Zoológico de San Diegoanálise da betmotion2007
Foto: San Diego Zoo Wildlife Alliance/Divulgação / Estadão

Nos bastidores, ocorreu uma disputa silenciosa entre ao menos quatro zoológicos no Rio,análise da betmotionSão Paulo eanálise da betmotionCotia (SP) para ver quem receberia os animais. Atualmente, o candidato favorito é um parqueanálise da betmotionCotia, na Grande São Paulo.

O Palácio do Planalto tem influência na escolha, dizem políticos e diplomatas a par da negociação. Os governos da China e do Brasil deram o aval político a uma cooperação que envolve, na ponta brasileira, um ente privado.

O assunto foi levado ao presidente Lula pelo advogado e ex-deputado Vicente Cândido (PT-SP), que fez a ponte com um empresário interessadoanálise da betmotionlevar o casal de pandas para um zoológico próximo à represa da Guarapiranga, cuja área ainda depende de urbanização e pode demorar dois anos.

Publicidade

O ex-deputado acha que o anúncio pode ser feito na próxima visita de Xi Jinping ao Brasil. De fato, é comum que o líder chinês inaugure pessoalmente os espaços de visitação dos pandas. Ele deve retornar ao Paísanálise da betmotionjulho de 2025, para a Cúpula do Brics - a ser realizada no Rio ouanálise da betmotionBrasília.

A razão principal para os pandas não desembarcarem no Brasil a tempo da atual visita de Xi Jinping a Luiz Inácio Lula da Silva é o dinheiro. Segundo dois embaixadores a par das tratativas, os custos giraramanálise da betmotiontorno de US$ 1 milhão (R$ 5,8 milhões) por ano. "O contrato é caro e complexo", disse um deles.

Os acordos têm validade por dez anos, geralmente. Os zoológicos candidatos não conseguiram viabilizar a manutenção e gerar receita suficiente para as despesas envolvidas, embora esperem um aumento na procura de visitantes por causa dos pandas-gigantes.

A panda fêmea Xin Bao, de três anos de idade, é “gentil e bem comportada”; animal irá para zoológico de San Diego
Foto: San Diego Zoo Wildlife Alliance/Divulgação / Estadão

Os pandas precisam de ambientes específicos, com alimentação e cuidados especiais. A China também exige que sejam regularmente visitados por equipes de veterinários ligados à fundação que trabalhaanálise da betmotionprol deanálise da betmotionconservação global. Em caso de reprodução, os filhotes devem ser devolvidos à China, dentro do programa de reprodução da espécie.

Publicidade

Diplomatas relataram que a viabilidade de concretizar a cooperação hoje é baixa, embora haja desejo dos dois lados de concretizá-la. Ao Estadão, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, indicou que o empréstimo tinha pendências do lado brasileiro. "Depende do Brasil, para onde vamos mandar?", afirmou ao ser questionado o que faltava, três semanas atrás.

Conforme dados do Ministério das Relações Exteriores da China, essa cooperação já permitiu o intercâmbio de pandas com 26 instituições,análise da betmotion20 países diferentes, entre eles Alemanha, Espanha e os Estados Unidos. A parceria remonta a 1972, quando o então presidente Richard Nixon viajou à China para quebrar o gelo nas relações com Pequim e jantou com o líder revolucionário comunista Mao Tsé Tung. Geralmente, a chegada dos pandas é presenciada pelos líderes dos países.

Apesar da rivalidade política e da disputa de influência, China e EUA renovaram acordos. Em outubro houve uma troca de pandas. Os que estavam abrigados no zoológico de Atlanta foram enviados de volta a Chengdu, na China. Em contrapartida, um novo casal partiuanálise da betmotionvoo fretado para o zoológico de Washington.

Segundo o governo chinês, os pandas gigantes Lun Lun e Yang Yang, além de suas filhas gêmeas, abrigadas no Zoológico de Atlanta retornaram à Chinaanálise da betmotionsegurançaanálise da betmotion13 de outubro, com boa saúde. O par Bao Li and Qing Bao voou à capital dos Estados Unidos.

Publicidade

O envio envolve uma série de cuidados, inclusive voo fretado. É acompanhado por especialistasanálise da betmotionconservação que ficam no país monitorando a adaptação ao novo ambiente. Esse sistema de inspeção e controle é o mais custoso. Há poucos exemplares no mundo, e todos pertencem à China.

Uma série de padrões técnicos são exigidos para que países estabeleçam com a China uma iniciativa internacional de conservação de pandas. Periodicamente, os técnicos chineses precisam visitar os pandas para fazer check-ups de saúde, avaliações gerais e vistoriar os zoológicos que os abrigam.


Fontes de referência

  1. cbet gg jetx
  2. market bet
  3. 100 euros freebet winamax

    1. TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se