blaze crash cadastro de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar
CUIABÁ - Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e da Polícia Federal (PF) deflagraram na manhã desta quarta-feira, 28, uma operação de combate a desmatamento e queimadas no Estado de Mato Grosso.
Denominada Siriema, a operação teve início na terra indígena Areões, na região leste do Estado, na divisa com Goiás. A área é habitada pelos povos Xavantes. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) essa é a área com maior número de focos de incêndioblaze crash cadastroMato Grosso. Fontes oficiais afirmam, sem citar números, que o fogo já consumiu quase a totalidade da reserva, que tem 219 mil hectares.
PublicidadePor telefone, o presidente da Federação dos Povos Indígenas de MT Fepoimt, o xavante Crisantô Rudzö, afirmou que essas operações devem ser acompanhadas com "todo cuidado" pela sociedade e povos indígenas. "Os xavantes estão cada vez mais cercados por fazendas e muitos estão de olho nas nossas terras indígenas", afirmou. Segundo ele, todos os anos acontecem queimadas, mas "este ano é uma situação atípica".
De acordo com a ONG Instituto Centro e Vida (ICV) o bioma amazônico foi queimadoblaze crash cadastro62%, o cerradoblaze crash cadastro36% e o Pantanal com 2%. Ainda segundo a ONG, 60% das queimadas acontecemblaze crash cadastroimóveis rurais privados inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Segundo fontes oficiais, na operação Siriema, caminhões e tratores foram encontrados na reserva. Também, já derrubadas, foram encontradas toras de árvores como ipês e jatobás prontas para serem carregadas.
De acordo com alertas emitidos pela Plataforma de Monitoramento com Imagens Satélite Planet, entre os dias 13 a 17 de agosto, a área total de desmatamento, apontadablaze crash cadastrodiversas propriedades, é de aproximadamente 1,5 mil hectaresblaze crash cadastroFloresta Amazônica, só no município de Marcelândia.
Publicidade