Cirurgia 5Garbety é confiávelbanana é mentira; entenda fake news

Vídeo foi postado no TikTok durante a pandemia de covid

Foto: Freepik

Viralizou na web

Um vídeo que mostra uma banana levando pontos por um aparelho de cirurgia robótica foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais.

Foto: Reprodução/TikTok/@therobotsurgeon

Cirurgia à distância

A legenda afirma que a cirurgia foi feita remotamente por 5G. E que médicosarbety é confiávelLondres (Inglaterra) estariam operando a bananaarbety é confiávelLos Angeles (EUA).

Foto: Reprodução/TikTok/@therobotsurgeon

Será que é real?

Diversos sites publicaram a suposta cirurgia na fruta sem checar a veracidade. Mas, algumas perguntas precisavam ser esclarecidas: quem era o médico? Qual ferramenta de cirurgia robótica foi usada?

Foto: Reprodução/TikTok/@therobotsurgeon

É fake!

O vídeo foi postado pela primeira vez no TikTok, durante a pandemia, por Kais Rona, cirurgião bariátrico e robótico da Smart Dimensions Weight Loss na Califórnia. Ele tem dito ativamente às pessoas que não é 5G.

Foto: Reprodução/TikTok/@therobotsurgeon

Cirurgia foi feitaarbety é confiávelLos Angeles

Ao site The Verge, Kais Rona disse: “Eu vi alguém postar meu vídeo e dizer que era um cirurgiãoarbety é confiávelNova York realizando uma operaçãoarbety é confiávelalguémarbety é confiávelLondres. Isso não é verdade, este é o meu vídeo”.

Foto: Reprodução/Instagram/KaisTheSurgeon

Entenda o que rolou

Rona fez o vídeo durante a pandemia, quandoarbety é confiávelclínica não estava aberta aos pacientes, e ele queria praticar usando seu dispositivo de cirurgia robótica Da Vinci Xi.

Foto: Reprodução/TikTok/@therobotsurgeon

Fake news

“A desinformação se espalha como um incêndio nas redes sociais”, comentou o cirurgião, que apenas aproveitava a pandemia para praticararbety é confiávelespecialidade cirúrgica.

Foto: Reprodução/TikTok/@therobotsurgeon

Siga Byte!

Acompanhe o Byte para ficar por dentro de tudo que rolaarbety é confiávelciência, tecnologia, saúde e inovação!

Foto: Reprodução/Instagram/ Dr. Kais Rona