Exame de DNA: como é feito o teste de paternidade
Francisco Cuoco fez exame para comprovar se era pai de Anthony Júnior
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Não é o pai
O que acontece é que o teste de Cuoco deu negativo e ele não é o pai biológico de Anthony Júnior, homem que há quatro anos lutava na Justiça para que o artista fizesse um exame de paternidade.
Foto: Flipar
Como o exame de DNA prova paternidade?
Para fazer um teste de paternidade, os envolvidos precisam comparecer ao laboratório e coletar o material genético, que segue para análise.
Foto: Canaltech
Coleta de amostras
É feita a coleta de amostras de DNA do suposto pai, da criança e, se possível, da mãe. Normalmente, as amostras são obtidas com um simples swab (cotonete) bucal, esfregado na parte interna da bochecha para coletar células epiteliais.
Foto: Canaltech
Análise laboratorial
Apresenta a etapaprognóstico dos jogos de hoje libertadoresque as amostras são enviadas para um laboratório especializadoprognóstico dos jogos de hoje libertadoresanálise de DNA. Os cientistas extraem o código das amostras e realizam procedimentos para analisar as sequências genéticas.
Foto: Suno
Marcadores genéticos
Nesta etapa, os laboratórios analisam regiões específicas do DNA chamadas de marcadores genéticos, que são altamente variáveis entre os indivíduos e são herdados de forma previsível.
Foto: Canaltech
Perfil genético
Os marcadores genéticos são utilizados para criar um perfil genético exclusivo para cada indivíduo. Comparando os perfis genéticos do suposto pai e da criança, é possível identificar as semelhanças e diferenças entre eles.
Foto: Canaltech
Probabilidade e estatísticas
Os dados extraídos dos marcadores genéticos são usados para calcular a probabilidade de paternidade. Emprega-se fórmulas e algoritmos estatísticos para saber a possibilidade de a pessoa ser o pai biológico da criança.
Foto: Digital Money Informe
Conclusão
Esta fase apresenta os resultados, incluindo as probabilidades associadas. As análises podem indicar uma alta probabilidade de paternidade, uma exclusão de paternidade ou uma probabilidade inconclusiva.
Foto: BBC News Brasil
Siga o Byte
Gosta de curiosidades sobre laboratórios? Então acompanhe o Byte!
Foto: Boa Saúde