Ciclone, furacão, tornado e tufão: qual a diferença entre eles?

Entenda os fenômenos naturais e o que pode causar cada um deles

Foto: Flipar

Furacão Milton

A chegada do Furacão Milton à zona costeira da Flórida, nos Estados Unidos, tem provocado alterações na rotina de quem mora na região. Mas você sabe a diferença entre eles?

Foto: BBC News Brasil

Furacão

Caracterizado pela formação de sistema de baixa pressão e grandes tempestades, com ventos de no mínimo 118 km/h. Este fenômeno meteorológico é um ciclone tropical e atingiu a Flórida nesta quarta-feira (30)

Foto: Wikimedia Commons

Efeito devastador

Um exemplo é o furacão Sandy, que atingiu os Estados Unidosbet pro 3652012 e causou mais de 140 mortes e US$ 20 bilhõesbet pro 365prejuízos.

Foto: Getty Images

Tufão

O tufão é quase igual ao furacão. O termo se refere ao mesmo fenômeno, só quebet pro 365outra localização geográfica.

Foto: Flipar

Leste e Oeste

Quando ocorre no Oceano Atlântico ou Pacífico Leste, o fenômeno chama-se furacão. No Pacífico Oeste, tufão.

Foto: BBC News Brasil

Ciclone

Furacão e tufão são classificados como ciclones. Ambos têm baixa pressão e ventos girandobet pro 365torno de seus centros. Mas os ciclones não se restringem ao furacão e ao tufão.

Foto: Flipar

Trazem frentes frias

No Brasil há os ciclones extratropicais, como aqueles que atingem o litoral sul do país. Normalmente trazem com eles frentes frias.

Foto: Estadão Conteúdo

Tornado

Mais intenso, o tornado também é uma coluna de ar giratória, que se deslocabet pro 365uma determinada velocidadebet pro 365volta de um centro de baixa tensão. Contudo, seu tamanho ebet pro 365duração são menoresbet pro 365comparação com os furacões.

Foto: Reuters

Furacão x Tornado

Os furacões se formambet pro 365zonas oceânicas com água de alta temperatura e fortes ventos, e por isso concentram grandes tempestades. Já os tornados são colunas de ar entre o solo e uma nuvem do tipo cumulonimbus.

Foto: Flipar

Força destrutiva

Embora seja menor e tenha curta duração, o tornado é bem mais destrutivo do que um furacão, e seus ventos podem ultrapassar 500 km/h.

Foto: Poder360

Onde ocorrem os furacões?

EUA, Costa do México, América Central e o Caribe são as regiões que costumam ser mais atingidas pelos furacões, que podem chegar a grandes velocidades e destruir cidades inteiras.

Foto: Estadão Conteúdo

Furacão no Brasil

Não é comum, já que o país dificilmente combina dois fatores determinantes para a formação. Como as águas do Atlântico Sul são menos quentes, seus ventos próximos á superfície inibem a formação de furacões.

Foto: Estadão Conteúdo

Siga Byte!

Acompanhe as principais notícias de ciência, tecnologia e inovação! Acesse o Byte e não perca nenhuma novidade.

Foto: Flipar