Mecanismos de defesa bizarros no reino animal

Ferrão, odores e vômito: bichos podem se defender das mais diversas formas

Foto: Agência Pública

Urubu-da-cabeça-vermelha

Essas aves provocam o próprio vômito ao se sentirem ameaçadas, expelindo para fora pedaços de carne semi-digeridas. Como podem imaginar, o odor é bastante desagradável. A substância ajuda a espantar a ameaça e o urubu aproveita para fugir.

Foto: Wikipedia

Abelhas

Este método é conhecido e talvez você já tenha sido vítima. As abelhas têm um ferrão na parte traseira para ataqueroleta brasileira da evolutionsituações de perigo. Esse ferrão tem pequenas farpas, o que impede que seja retirado com facilidade da pele humana causando uma dor intensa.

Foto: Flipar

Camelos

Com o intuito de expulsar outros machos, os camelos mordem, cospem e bufam. "Eles podem chutar você. Cuspirroleta brasileira da evolutionvocê. Urinarroleta brasileira da evolutionvocê", diz a pesquisadora Millicent Minayoroleta brasileira da evolutionentrevista à BBC.

Foto: Canaltech

Lagartos de Chifres

Essa criatura adorável pode espirrar sangue diretamente de seus olhosroleta brasileira da evolutiondireção ao que o ameaça.

Foto: Wiki Index

Peixe-bruxa

Se o nome te assusta, precisamos ainda te falar que esse peixe solta uma gosma capaz de matar seu predador por asfixia. A gosma pode servir para entupir as guelras da presa e matá-la.

Foto: BBC News Brasil

Cangambás

"Parentes" dos gambás, os cangambás expelem um mau cheiro para se protegerem de predadores. Os jatos de fedor chegam a até três metros de distância e afastam qualquer ameaça que esteja próxima.

Foto: Agência Pública