Levada pela descarga
De uma coisa sabemos: as drogas que consumimos acabam no vaso sanitário. E assim vão sendo transportadas pelas águas subterrâneas, nas tubulações. Mas o que acontece com elas?
Foto: Pixabay
Reações químicas
A resposta é simples: reações químicas. Em contato com a água das tubulações, as drogas vão criando reações e, algumas, se degradando, processo que pode afetar a vida e o meio ambiente.
Foto: Pixabay
Entendendo o caminho
Para entender as reações envolvidas nesse processo, um novo estudo da revista Water Resources Research criou o método de análise "sensibilidade global multimodelo".
Foto: Pixabay
Na prática
A partir dele, pesquisadores estimaram como a droga diclofenaco, para artrite, se decompõe no subterrâneo. O estudo os fez criar três modelos de degradação.
Foto: Pixabay
Díficil medir
As estimativas, de início, foram incertas. Então, para chegar a resultados melhores, os pesquisadores separaram reações químicas mais relevantes das menos relevantes.
Foto: Pixabay
Expectativas
Modelos que funcionaram melhor foram os mais simplificados. Agora, os cientistas devem tentar replicar o método para diferentes medicamentos, mapeando quais reações químicas cada droga causa no ambiente.
Foto: Pixabay
Consequências inesperadas
Alguns produtos farmacêuticos, por exemplo, são considerados como contaminantes de preocupação emergente (ou CECs, do termobetano foguetinhoinglês), porque alteram níveis hormonais e equilíbrio da vida na Terra.
Foto: Pixabay
Siga o Byte!
Quer saber mais sobre curiosidades científicas? Vem com a gente!
Foto: Pixabay