Sobre a nuvem
A expressão "nuvem soberana" se refere aos dados e os serviços que são mantidos dentro das fronteiras de um país ou região específica. Normalmente, ela aborda questões de segurança, privacidade ou conformidade regulatória
Foto: Flipar
Leis
Algumas das leis que já existem são a Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa, a Lei de Privacidade da Austrália, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil, entre várias outras.
Foto: Flipar
Segurança
As regulamentações podem ser complexas e confusas, variando de país para país. Além disso, o cenário de ameaças contra essa segurança de dados estácomo ganhar dinheiro nas apostassempre mudando.
Foto: Canaltech
Origem da nuvem soberana
Com a demanda de sempre acompanhar esse cenário, veio a criação da nuvem soberana.
Foto: Standret via Freepik
Origem da nuvem soberana
A nuvem soberana serve como uma solução que abriga dados sensíveis e permite que governos e organizações locais controlem informações críticas, as deixando seguras contra ameaças.
Foto: Flipar
O que a nuvem faz
A nuvem soberana permite a criptografia para armazenamento de dados, assim como seu compartilhamento de forma segura; monitoramento e auditoria para detectar ameaças; identidade e acesso para controlar quem entra ou acessa os dados; e mais.
Foto:
Tecnologia
Ainda, empresas que implementam a tecnologia ganham benefícios de credibilidade sobre a segurança de suas informações e tem mais facilidade de adaptar novos sistemas.
Foto:
Siga o Byte!
Veja mais sobre ciência, tecnologia e inovação no Byte, editoria do Terra
Foto: Unsplash