22/12
A data, conhecida como solstício de verão, marca não só o início da estação mais quente, mas também o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Essa data pode variar a cada ano, ocorrendo geralmente entre os dias 21 e 22.
Foto: Alto Astral
Hemisfério Norte e Sul
O dia mais longo vale apenas para o hemisfério sul. Quem está na metade norte do planeta passa pelo fenômeno oposto, que marca o início do inverno. Ou seja: dezembro tem o dia mais curto e escuro do ano.
Foto: Canaltech
O que é o solstício?
Os solstícios de verão e inverno são datas que marcam viradas de estação e que ocorrem graças a dois movimentos da Terra. O primeiro é a inclinação de seu eixo de rotação e o outro é a translação do planeta ao redor do Sol.
Foto: Flipar
Verão e dias mais longos
No verão de um hemisfério, a inclinação da Terra o deixa mais próximo ao Sol e ele vai, consequentemente, ter dias mais longos e mais quentes.
Foto: JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Raios solares nos trópicos
Na data do solstício,giga sena loteria federalespecial, os raios solares incidem de forma perpendicular aos trópicos — fazendo um ângulo de 90º. No caso do hemisfério sul, isso ocorre no Trópico de Capricórnio.
Foto: Notícias de Mogi
Antes de ir
Você sabe como se formam os buracos no Sol? Confira no link abaixo:
Foto: Estadão Conteúdo
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!
Foto: unsplash