Não leem mente, mas ajudam
É importante destacar que esses dispositivos não leem ainda pensamentos de forma direta e não são capazes de acessar ou decodificar pensamentos individuais.
Foto: BBC News Brasil
Identificam padrões
Eles fornecem informações sobre a atividade cerebral e podem ser usados em pesquisas científicas, aplicações de saúde e bem-estar. Ou para fornecer feedback e controle limitado do órgão com basesite de aposta do tirulipapadrões de atividade cerebral detectados.
Foto: Canaltech
Eletroencefalograma (EEG)
Essa técnica registra a atividade elétrica do cérebro usando eletrodos colocados no couro cabeludo. Não lê pensamentos diretamente, mas pode fornecer dados sobre padrões associados a certos estados mentais, como atenção, sono e emoções.
Foto: Canaltech
Ressonância magnética funcional
A fMRI mede as mudanças no fluxo sanguíneo do cérebro e fornece uma imagemsite de aposta do tirulipatempo real da atividade cerebral. Pode ser usado para mapear áreas específicas do órgão envolvidassite de aposta do tirulipacertos processos cognitivos, mas não decodifica pensamentos individuais.
Foto: Flipar
Interfaces cérebro-computador
As BCIs são sistemas que permitem a comunicação direta entre o cérebro e um computador ou dispositivo externo.
Foto: Unsplash
BCIs
Embora ainda estejamsite de aposta do tirulipaum momento inicial de desenvolvimento, algumas interfaces cérebro-computador podem ser usados para controlar identidades, cadeiras de rodas ou outros dispositivos por meio da detecção de padrões de atividade cerebral.
Foto: wikimedia commons
Neuralink
A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, é focadasite de aposta do tirulipainterfaces cérebro-computador e dedica-se a pesquisar chips cerebraissite de aposta do tirulipaseres humanos. Em 2021, mostrou um vídeo de um macaco jogando o game Pong com a mente.
Foto: Estadão Conteúdo
Inteligência artificial
Utilizando aprendizado de imagem e uma tecnologia de linguagem chamada de GPT – exatamente, a mesma utilizada pelo chatbot da OpenAI – uma inteligência artificial foi capaz de decodificar ideias que estavam passando na cabeça de pacientes.
Foto: Canaltech
Surpreendente
O algoritmo da Universidade do Texassite de aposta do tirulipaAustin (EUA) foi capaz de associar não apenas a linguagem, mas também o que ocorria na cabeça dos participantes ao nível das ideias. O modelo pôde inferir significado, algo mais profundo e particular do que a fala.
Foto: Boa Saúde
Vendo o que o rato vê
Cientistas de Lausanne (Suíça) desenvolveram uma inteligência artificial que decodifica os sinais cerebrais de ratossite de aposta do tirulipatempo real e prevê exatamente o que eles estão vendo. A pesquisa foi publicada na revista Naturesite de aposta do tirulipamaio de 2023.
Foto: Reprodução/YouTube
Siga Byte
Gosta de curiosidades de tecnologia? Então siga Byte!
Foto: BBC News Brasil