Do atletismo ao futebol: conheça a história de Salma Paralluelo

A atleta trocou a pista pelo gramado e se destaca emyankee betano1ª Copa do Mundo. Ela marcou os gols que classificaram a Espanha para a semi e final inédita

Foto: Reprodução/Instagram

Novata e veloz

Salma Paralluelo começou a carreira no futebol ainda na infância ao atuar pelas categorias de base do Zaragoza e Villareal, onde já se destacava pela velocidade.

Foto: Reprodução/Instagram

Escolha dupla

Incentivada a estimularyankee betanoagilidade, Salma Paralluelo passou a dividir as chuteiras com as sapatilhas das pistas de atletismo aos 15 anos.

Foto: Reprodução/Instagram

Jovem vencedora

Pela seleção de base foi campeã europeia e mundial sub-17 de futebolyankee betano2018. Ela conquistou dois ouros no Festival Olímpico da Juventude,yankee betano2019, no Azerbaijão.

Foto: Reprodução/Instagram

"Speed" Paralluelo

Enquanto conciliava as duas atividades, atingiu marcas importantes nos 400m com barreiras (57s95) e no revezamento medley (2min08s53), registrado como recorde espanhol até hoje.

Foto: Reprodução/Instagram

Atacante catalã

Se despediu do atletismoyankee betanojulho do ano passado para assinar como reforço do Barcelona, principal equipe da Espanha e uma das melhores do mundo. O contrato vai até junho de 2026.

Foto: Getty Images

Campeã Mundial

Dedicada somente ao futebol após deixar o atletismo, Salma foi campeã no Mundial sub-20 com a Espanha. Marcou dois gols na final e ajudou a “La Roja” a conquistar o título.

Foto: Reprodução/Instagram

Seleção principal

Na primeira temporada pelo Barça se destacou nos 34 jogos disputados, sendo titularyankee betano19. A sequência rendeu convocação para a seleção principal,yankee betanonovembro do ano passado. Na estreia, goleada espanhola contra a Argentina por 7 a 0, com direito a hat-trick da atacante.

Foto: Reprodução/Instagram

Copa do Mundo

A garota prodígio de 19 anos que superou problemas físicos durante a pandemia, fezyankee betanoestreia na Copa, durante a vitória da Espanha por 3 a 0 contra a Costa Rica, pela primeira rodada do grupo C.

Foto: Reprodução/Instagram

Decisiva

No jogo de quartas de final entre Espanha e Holanda na última quinta-feira, 10, Paralluelo foi decisiva. Além de marcar o seu primeiro golyankee betanoCopas, ela decidiu a partida ao fazer um gol nas prorrogações e garantir a vaga da equipe nas semis. Ela avançou com velocidade para o campo adversário, mostrando como o atletismo a ajuda no futebol, driblou a goleira e marcou.

Foto: Reprodução/SEFutbolFem

Medalhão

Saindo do banco, a camisa 18 marcou os gols decisivos que classificaram a Espanha nas quartas contra a Holanda, e foi fundamental diante da Suécia, ao abrir o placar da vitória por 2 a 1, colocando a seleção na final da Copa.

Foto: Reprodução/Instagram

Copa do Mundo é no Terra

Cobertura completa da reta final do Mundial da Austrália e Nova Zelândia

Foto: Reuters