10 autoras essenciais do feminismo negro
Das clássicas às contemporâneas: um guia de leitura cheio de possibilidades para abrir suas portas
Foto: Reprodução: Facebook
Angela Davis
A professora e filósofa socialista é autora do livro "Mulheres, Raça e Classe", uma obra fundamental para compreender a sociedade do passado e também a atual a partir de opressões de gênero, raça e classe.
Foto: Reprodução: Facebook
Lélia Gonzalez
A escritora mineira é considerada pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no Brasil. "Por um Feminismo Afro Latino-Americano" é um livro que reúne textos e artigos da escritora que se preocupavaa esportiva betpensar as formas de opressão sobre as mulheres negras.
Foto: Reprodução: Wikipedia
Djamila Ribeiro
"Quem Tem Medo do Feminismo Negro?" é um dos livros da escritora e filósofa Djamila Ribeiro e reúne artigos já publicados. No material, Djamila relembra episódios da infância e adolescênci, quando foi vítima de racismo.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Sueli Carneiro
Além de filósofa, Sueli é também ativista do movimento social negro brasileiro. Uma das obras de sucesso da escritora é "Escritos de Uma Vida", onde ela reflete sobre as dificuldades enfrentadas por uma mulher negra.
Foto: Reprodução: Facebook
Conceição Evaristo
A escritora mineira é considerada uma das mais influentes literatas no Brasil. "Insubmissas Lágrimas de Mulheres" é um composto por 13 contos, onde as histórias são protagonizadas por mulheres negras que narram suas dores, anseios e temores.
Foto: Reprodução: Facebook
bell hooks
A autora e teórica feminista estadunidente, que se definia como queer, publicou mais de trinta livros. "E Eu Não Sou uma Mulher?" foi seu primeiro e é uma leitura essencial para as pessoas interessadas nas questões que envolvem o feminismo negro.
Foto: Reprodução
Grada Kilomba
A escritora é natural de Lisboa e possui raízesa esportiva betAngola e São Tomé e Príncipe. Em “Memórias da Plantação”, Grada apresenta episódios cotidianos de racismo sofridos por mulheres negras.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Joice Berth
A escritora e feminista é também curadora e psicanalista. "Empoderamento" é o livro de Joice presente na coleção Feminismos Plurais e nele a autora apresenta o termo ema esportiva betconotação política, mais que uma atitude individual.
Foto: Reprodução: Redes Sociais
Carolina Maria de Jesus
A escritora, compositora e poetisa brasileira foi uma das primeiras escritoras negras do país. Em "Quarto de Despejo", Carolina relata com riqueza de detalhesa esportiva betvivência como moradora da favela, mãe e catadora de papel.
Foto: Reprodução: Wikipedia
Carla Akotirene
A pesquisadora e Doutoraa esportiva betEstudos de Gênero, Mulheres e Feminismos assina "Ó Pa í, Prezada",a esportiva betque reflete sobre a falta de políticas públicas de gênero e raça para as mulheres encarceradas de Salvador.
Foto: Reprodução: Facebook
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução