8 formas de NÃO representar os indígenas
Ao longo das décadas muitos erros foram cometidos. Entenda quais
Foto: Reprodução Xou da Xuxa
Xou da Xuxa
A intenção de levar indígenas para o palco para falar sobre as pautas da população pode ter sido boa, mas Xuxa errou ao reforçar que as indumentárias são fantasias. O desconforto das crianças indígenas no espaço deixa evidente o equívoco.
Foto: Reprodução Xou da Xuxa
Mara Maravilha
Os programas infantis dos anos 90 foram campeões na má representação indígena. Dentre os muitos erros de Mara Maravilha, a hipersexualização das mulheres indígenas.
Foto: Reprodução Instagram
Presente
Não contente com os erros do passado, no início de 2022, Mara se "fantasiou de índio", para relembrarsite cbetcanção Curumim Iê Iê, lançada nos anos 90.
Foto: Reprodução Instagram
Clássico
Seja no livro de José de Alencar, seja no filme de 1996, Peri, interpretado por Márcio Garcia é uma representação de um indígena servil, que existe apenas com a finalidade de resguardar os brancos.
Foto: Divulgação
"Novo Mundo"
Na novela, Jacira e Piatã foram representados por atores não-indígenas, Giullia Buscacio e Rodrigo Simas, e com falas estereotipadas e pinturas corporais esvaziadas de significados.
Foto: Divulgação Tv Globo
"Nos Tempos do Imperador"
Mesmo com as críticas, os autores da novela trouxeram os personagens para a continuação da trama "Nos Tempos do Imperador", novamente com atores não indígenas: Clovys Torres e Valéria Alencar
Foto: Divulgação Tv Globo
Quadrinhos
"O Papa-Capim é literalmente um estereótipo do "índio" de forma alegórica, desumanizada e totalmente fundamentada na folclorização promovida pelo indianismo", afirmou a socióloga Lai sobre o personagem de Maurício de Souza.
Foto: Reprodução Twitter
"Alma Gêmea"
De tão equivocada que foi a representação da indígena interpretada por Priscila Fantin na novela, o meme "Serena, mas você também é branca" corre até hoje nas redes sociais.
Foto: Divulgação TV Globo
Terra Nós
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Divulgação TV Globo