O Segundo Sexo (1949)
A filósofa francesa Simone de Beauvoir defende a ideia de que ninguém nasce mulher, torna-se mulher, pois a cultura e a sociedade moldam a forma como as pessoas se colocam no mundo. Os comportamentos ensinado às mulheres seriam uma forma de mantê-las submissas aos homens.
Foto: Reprodução
O Mito da Beleza (1991)
O livro da jornalista Naomi Wolf é um clássico do feminismo e obra pioneira ao abordar a aparência feminina e a indústria da estética como uma forma de opressão.
Foto: Reprodução
O Feminismo é para Todo Mundo: Políticas Arrebatadoras (2000)
Bell Hooks apresenta temas como sexualidade, beleza, violência, focandoapp para apostar futebolmostrar que o feminismo é uma luta contra o sexismo que gera a violência patriarcal.
Foto: Reprodução
Um Teto Todo Seu (1929)
A partir do tema da criação literária, a escritora Virginia Woolf escreveu o famoso ensaio sobre a necessidade de a mulher ter uma fonte de sustento para conquistar objetivos e buscar a igualdade na sociedade.
Foto: Reprodução
Os Homens Explicam Tudo para Mim (2014)
Rebecca Solnit discorre sobre o mansplaining, comportamento masculino machista de silenciar uma mulher achando que sabe mais do que ela - quando muitas vezes a mulher tem muito mais domínio no assunto.
Foto: Reprodução
Mulheres, Raça e Classe (1981)
Voz potente e na ativa até hoje, Angela Davis disserta principalmente sobre os interesses das feministas brancas que não compreendem as diferentes realidades, como as das mulheres negras.
Foto: Reprodução
Você Já é Feminista! (2020)
Organizado por Nana Queiroz e Helena Bertho, é uma compilação de textos didáticos e reflexivos de ativistas brasileiras com temas como sororidade, aborto, violência doméstica e estereótipos de gênero.
Foto: Reprodução
O Livro do Feminismo (2019)
A obra abrange de forma cronológica os os marcos históricos e as principais teorias escritas sobre o feminismo por todo o mundo. Com infográficos e fotos, ainda aborda a influência do movimentoapp para apostar futebolmanifestações artísticas e na mídia.
Foto: Reprodução
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Wikimedia Commons