ATL: quais são os 5 projetos de lei que os indígenas querem derrubar

Projetos põemxbetsportsrisco a cultura dos povos indígenas e a preservação florestal

Foto: Poder360

Entenda

Naxbetsports19ª edição, o Acampamento Terra Livre (ATL), que acontecexbetsportsBrasília, reúne cerca de 8 mil indígenasxbetsportsmanifestações e debates sobre temas como a exploração de terras indígenas e políticas públicas.

Foto: iStock

Projetos de Lei

Durante o ATL, os indígenas estão também pressionando o parlamento brasileiro contra cinco projetos de lei considerados “anti-indígenas”. A seguir, saiba quais são eles.

Foto: Agência Brasil

Mineração

Os povos originários pedem a retirada de pauta do PL 191/2020, que permite atividades como mineração industrial e artesanal, geração hidrelétrica, exploração de petróleo e gás e a agriculturaxbetsportslarga escala nas terras indígenas.

Foto: iStock

Marco Atemporal

Os indígenas solicitam também a derrubada do PL 490/2007. O texto do projeto de lei foi escrito pelo ex-deputado Homero Pereira (PSD-MT) e propõe que a competência de demarcar territórios seja do Poder Legislativo, e não do Executivo.

Foto: iStock

Marco Atemporal

A ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, afirmou que está trabalhando junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde será tomada a decisão sobre a constitucionalidade da medida,xbetsportsjulgamento marcado para junho.

Foto: Poder360

Grilagem de terra

Os povos indígenas pedem também a derrubada dos PLs 2633/2020 e 510/2021, que estimulam e facilitam invasões, além de anistiar os grileiros. Os projetos de lei preocupam não apenas pelo risco ao patrimônio público fundiário, mas também pela destruição das florestas.

Foto: iStock

Licenciamento ambiental

Outro PL que os indígenas querem derrubar é o 2159/2021, que muda as regras e requisitos necessários para o licenciamento ambiental no país. O projeto pode trazer mais riscos socioambientais, insegurança jurídica e judicialização de demandas.

Foto: iStock

Projeto de Decreto Legislativo

O PDL 177/2021, que está tramitando na Câmara, quer autorizar o presidente da República a denunciar a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), um dos principais instrumentos de proteção do modo de vida de povos e comunidades tradicionais no mundo.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock