Bissexualidade não é confusão: entenda o termo
Compreenda melhor essa orientação sexual e veja formas de preconceito que uma pessoa bi pode sofrer
Foto: istock/Vladimir Vladimirov
O que é bissexualidade?
É uma orientação sexual que engloba pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.
Foto: istock/fgtrade
B
A letra B da sigla LGBTQIA+ é considerada antiga dentro da comunidade quando comparada às demais letras. O B, de bissexual, surgiu no início dos anos 1990.
Foto: istock/fgtrade
Bandeira
A bandeira bissexual foi desenhadapagbet afiliados1998 e tem três cores: o rosa, roxo e o azul. O rosa representa a atração pelo mesmo gênero da pessoa bi, o azul representa atração pelo gênero oposto e o roxo é a junção dos dois, tanto no sentido das cores quanto na representação.
Foto: istock/NATALIA DE LA RUBIA
O mito da confusão
Por sentir atração por dois gêneros, o masculino e o feminino, uma pessoa bi pode ser vista como confusa por não “escolher” entre os dois. Essa análise é equivocada e incorreta: uma pessoa bissexual não é confusa já que não é uma questão de "escolha" e, sim, de gostar de se relacionar com homens e mulheres.
Foto: istock/Edwin Tan
"Fica com todo mundo"
Achar que uma pessoa bi se relaciona com homem e mulher ao mesmo tempo é um pensamento errado e preconceituoso. Uma pessoa bi, quando estápagbet afiliadosum relacionamento fechado, fica somente com uma pessoa, exatamente como uma pessoa heterossexual.
Foto: istock/Lyndon Stratford
"Diz que é homem bissexual e namora mulher"
Quando uma pessoa bi, neste caso um homem, estápagbet afiliadosum relacionamento com uma mulher, ou seja, visto como uma relação heterossexual, ele pode ser criticado por pessoas LGBTQIA+ por estar fora da comunidade. Mas é preciso entender que uma pessoa bissexual não deixa de ser bi porque estápagbet afiliadosuma relação heterossexual.
Foto: istock/Moon Safari
"50% homem, 50% mulher"
Só porque uma pessoa bi gosta de homens e de mulheres não quer dizer que a atração será dividida entre os dois gêneros. Uma mulher bi que sente mais atração por mulheres não é lésbica e, da mesma forma, uma mulher que é mais atraída por homens não é hétero. São apenas bissexuaispagbet afiliadossuas maneiras de amar e sentir atração.
Foto: istock/peopleimages
Bifobia
Nem sempre a bifobia ocorre fora da comunidade LGBTQIA+. Algumas mulheres lésbicas não se relacionam com mulheres bissexuais por não “gostarem” da orientação sexual delas. O mesmo pode acontecer com os homens bi, que são invalidados por alguns homens gays.
Foto: istock/Weedezign
Machismo
Outra forma de preconceito é o machismo de homens com mulheres bi. Quando a mulher é vista como “objeto de prazer” de homens héteros que acreditam que, por ser bissexual, aceitaria um homem dentro do seu relacionamento com uma mulher, por exemplo.
Foto: istock/AaronAmat
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: istock/MesquitaFMS