Caso Ana Hickmann: como funciona o divórcio acionado pela lei Maria da Penha
Lei traz agilidade e outros direitos para a vítima
Foto: reprodução/instagram/ahickmann
Ana Hickmann
A apresentadora do “Hojeptc cbetdia” revelouptc cbetentrevista que pediu o divórcio de Alexandre Correa, seu marido há 25 anos, através da lei Maria da Penha. Hickmann denunciou o marido por agressão no dia 11 de novembro e solicitou o divórcio no dia 22.
Foto: reprodução/instagram/ahickmann
Padrão
A solicitação de divórcio feita de maneira padrão, sem o apoio da lei, pode demorar meses ou até mesmo anos.
Foto: iStock/PeopleImages
Pela lei
Já o pedido feito pela lei Maria da Penha é diferente porque a mulher que solicita passou por algum tipo de violência doméstica e a urgência se faz necessária nesses casos.
Foto: istock/Chris Ryan
Alteração
A lei Maria da Penha de 2006 sofreu uma alteraçãoptc cbet2019 referente aos casos de divórcio. Na mudança, a Vara de Violência Doméstica e Familiar pode, além de agilizar o processo do divórcio, conceder o afastamento do agressor, tanto da mulher vítima de violência quanto dos filhosptc cbetcomum.
Foto: iStock/gpointstudio
Direitos
A lei também prevê a obrigação do delegado de polícia de informar os direitos da vítima de violência doméstica.
Foto: iStock/skynesher
Relato
"Dei entrada pela Maria da Penha. A lei está aí para nos proteger. Foi criada por conta de uma mulher que foi vítima disso e tantas outras que também foram vítimas. A lei, que é cada vez mais forte, me protegeu", contou Ana Hickmann ao “Domingo Espetacular”.
Foto: reprodução/instagram/ahickmann
Denuncie
Violência contra a mulher é crime, com pena de prisão previstaptc cbetlei. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone (ligando 190 ou 180).Também pode procurar uma delegacia, normal ou especializada.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock