Significado
Krenak significa, emsorte pixbetetimologia, cabeça (“kre”) da terra (“nak”). Existem cerca de 700 indígenas do povo Krenak hoje no Brasil. Eles vivemsorte pixbetáreas do Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, onde está maior parte da população.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
História
No fim do século 18, o povo Krenak foi chamado pelos portugueses de “Botocudos do Leste” por usarem botoques nos lábios e nas orelhas. São conhecidos também por Aimorés, nominação dada pelos Tupi, e se autodenominam como Grén ou Krén.
Foto: Acervo Plinio Ayrosa/USP
Língua
Os Krenak falam a língua Borun, do tronco Macro-Jê, que significa “gente”. Borun também é outra forma como os Krenak se designam.
Foto: Reprodução/Canal Futura
Ocupação da área
O documentário “Krenak: Sobreviventes do Vale”, dirigido por Andrea Pilar Marranquiel, conta que, há dois séculos, os Krenak tiveram diversas disputas com os portugueses, que queriam a ocupação da área que hoje corresponde a cidade de Resplendor (MG).
Foto: Mariana Spagnuolo Furtado/ISA
Resistência
Além da luta pela sobrevivência e para manter as tradições, os Krenak ainda enfrentam os impactos causados pela extração de minério na região do Vale do Rio Doce, o que prejudica a sobrevivência da comunidade.
Foto: Lucas Limas/ISA
Catástrofe de Mariana
Em 2015, a catástrofe de Mariana (MG), devastou toda a fauna e vegetação do Rio Doce, atingindo a principal fonte de subsistência dos Krenak. Uma barragem da mineradora Samarco se rompeu trazendo uma enxurrada de lama que percorreu mais de 200 km de distância.
Foto: Fred Loureiro/SECOM (ES)
Ailton Krenak
O ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak cresceu na região do Vale do Rio Doce. Ele se tornou uma das vozes mais potentes na defesa dos direitos dos povos indígenas. É também o único indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Foto: Divulgação
Direitos indígenas
Foi ele que,sorte pixbet1987, fez um discurso emblemático no Congresso Nacional, pintando o rosto de pretosorte pixbetsinal de luto. A repercussão foi tanta que contribuiu para a inclusão dos direitos indígenas na Constituição de 1988.
Foto: Reprodução/Instagram/_ailtonkrenak
Fontes:
Terras Indígenas do Brasil, Agência Brasil, Canal Futura, Senado Federal e Instituto Socioambiental.
Foto: Christian Braga/ISA
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Canal Futura