Origem
O "Dia do Índio" foi criadocasas de aposta bonus de cadastro1943, no governo de Getúlio Vargas, como uma homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, criadocasas de aposta bonus de cadastro1940.
Foto: iStock
Objetivo
No início, o objetivo do decreto era incentivar a valorização da cultura indígena, destacando o quanto os povos indígenas contribuíram para a formação da população brasileira.
Foto: iStock
Erro histórico
Porém, a palavra “índio” remete à imagem de um ser exclusivamente selvagem, que vive na floresta, isolado, como se não pudesse atualizar-se. Este foi o termo que os colonizadores usaram para designar todos os povos que aqui viviam, achando que estavam na Índia. Erro duplo: os povos eram diferentes entre si e eles estavam na América.
Foto: iStock
Dia dos Povos Indígenas
Sendo assim, o termo "indígena" é o mais correto a ser usado, pois ele está ligado à ideia de povos originários - que estavam ali antes dos outros. O uso preciso e cuidadoso das expressões contribui para uma abordagem apropriada e respeitosa aos mais de 300 povos com costumes, interesses e culturas distintas entre si no Brasil.
Foto: iStock
Conquista de direitos
A troca do "Dia do Índio" pelo "Dia dos Povos Indígenas" ocorreucasas de aposta bonus de cadastrodezembro de 2021, quando foi aprovado um projeto de lei da deputada Joenia Wapichana pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Foto: Reprodução/Instagram
Veto
O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro acabou vetando a proposta. O Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que não havia interesse público na troca dos termos.
Foto: iStock
Lei aprovada
Entretanto,casas de aposta bonus de cadastrojulho de 2022, a Lei 14.402/22 foi promulgada pelo ex-presidente, alterando, assim, o nome da data para "Dia dos Povos Indígenas".
Foto: iStock
Desafios
A alteração do nome desta data é apenas um dos enormes desafios enfrentados pelos povos indígenas, que diariamente lutam por seus direitos.
Foto: iStock
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: iStock