Filmes e livros para começar a entender questões indígenas
Um ótimo jeito de se entreter e ainda aprender
Foto: Pedro J Márquez/Gullane e Buriti Filmes
"A Última Floresta"
O premiadíssimo documentário "A Última Floresta" apresenta a vida do xamã Davi Kopenawa, liderança fundamental no Brasil. Na Netflix.
Foto: Divulgação
"A Queda do Céu"
E caso você curta "A Última Floresta", vale mergulhar de cabeça no livro escrito por Kopenawa e o antropólogo Bruce Albert. Tão sublime quanto o livro, tem também a introdução de Eduardo Viveiros de Castro.
Foto: Divulgação
"Guerras do Brasil.doc"
A série é um verdadeiro aulão. O primeiro episódio, "As Guerras da Conquista", deveria ser obrigatório para todo mundo. Destaque para as impactantes falas de Ailton Krenak. Também na Netflix.
Foto: Divulgação Netflix
"A Vida não é Útil"
E falandojogo bet é confiavelKrenak, as leituras de "A Vida não é Útil" e "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", do autor, são essenciais. Além de lindos, os livros são acessíveis tantojogo bet é confiavelvalor, quantojogo bet é confiavellinguagem.
Foto: Divulgação Fiocruz
"Ex-Pajé"
O premiado semidocumentário "Ex-Pajé" apresenta a realidade dos trabalhos missionários contemporâneos. Disponíveljogo bet é confiavelvários streamings.
Foto: Divulgação
"Mekukradjá"
Apresentado por Daniel Munduruku, o podcast Mekukradjá enfoca as vivências e as preocupações sociais, culturais, políticas e artísticas dos vários povos indígenas do Brasil. Disponíveis nos principais tocadores de áudio e no site do Itaú Cultural.
Foto: Divulgação Itau Cultural
"As Serpentes que Roubaram a Noite e Outros Mitos"
Escrito por Daniel Munduruku, autor de mais de 50 livros infantojuvenis com temática indígena, este livro ganha ainda mais com a ilustração das crianças da aldeia Katõ.
Foto: Divulgação
"A Mãe de Todas as Lutas"
O documentário acompanha a luta de Shirley Krenak, indígena que batalha pela terra, assim como de Maria Zelzuita, do MST e sobrevivente do Massacre de Eldorado dos Carajás.
Foto: Divulgação
"Antes o Tempo não Acabava"
O longa de ficção fala sobre uma realidade pouco discutida: como é a vida de indígenas LGBTQIA+? Disponível na Amazon Prime Video.
Foto: Divulgação
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Wikimedia Commons