Filmes essenciais para refletir sobre o aborto

No Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto, conheça produções para debater o assunto

Foto: BBC News Brasil

Meu corpo, minha vida

Com direção de Helena Solberg, o documentário apresenta um debate sobre a questão do aborto no Brasil. O filme fala sobre o caso de Jandyra Magdalena dos Santos, que morreu ao realizar um aborto22 bet onlineuma clínica clandestina no Rio de Janeiro.

Foto: Reprodução

Sexo, pregações e política

Dirigido por Aude Chevalier-Beaumel e Michael Gimenez, o filme propõe um olhar afiado sobre o paradoxo da liberdade sexual. O documentário é de 2016 e está disponível no YouTube.

Foto: Divulgação

24 semanas

Dirigido por Anne Zohra Berrached, o longa alemão traz a discussão sobre o tabu22 bet onlinetorno do aborto. Questões de gênero e a quebra nos padrões de feminilidade ou masculinidade permeiam a trama.

Foto: Divulgação

Clandestinas

O documentário conta a história de mulheres que já realizaram aborto por diferentes motivos. Com direção de Fadhia Salomão, roteiro de Renata Côrrea e produção de Babi Lopes, o filme relata como o aborto, é uma realidade no país, mesmo sendo considerado crime.

Foto: Reprodução: Youtube

12th & Delaware

A produção americana se debruça sobre uma mesma esquina da Flórida onde há uma clínica de aborto e uma clínica da Igreja Católica de apoio à gravidez, que tenta impedir que mulheres façam abortos.

Foto: Reprodução: Youtube

O aborto dos outros

Dirigido por Carla Gallo, o documentário mostra a experiência de mulheres que viveram o aborto22 bet onlinequatro hospitais públicos do Brasil, e aborda maternidade, afetividade, intolerância, solidão e a questão da ilegalidade.

Foto: Divulgação

Habeas Corpus

O documentário de Débora Diniz e Ramon Navarro mostra o sofrimento de uma jovem de 19 anos, grávida de um feto inviável para a vida e que obtém na Justiça autorização para abortar, mas é expulsa do hospital por força de um habeas corpus pedido pelo padre Luiz Carlos Lodi e concedido22 bet onlinefavor do feto.

Foto: Divulgação

Nunca, raramente, às vezes, sempre

Na produção, o aborto é retratado de maneira pragmática, mas sem deixar de ser dolorosa. O filme está disponível no Globoplay, Telecine, e para locação22 bet onlineplataformas como YouTube, Google Play e Apple TV.

Foto: Divulgação

Um assunto de mulheres

O filme se passa durante a 2ª Guerra Mundial, no interior da França, e conta a história da analfabeta Marie Latour, que ajuda a vizinha a fazer um aborto e recebe a fama de “fazedora de anjos”.

Foto: Reprodução

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Cintia de Oliveira/Futura Press