Momentos que marcaram o empoderamento da beleza negra

Confira uma linha do tempo cheia de orgulho e representatividade

Foto: Wikimedia Commons

Publicação afirmativa

Criada no início do século XX nos EUA, a revista "The Colored American Magazine" celebrava a cultura afro-americana e trazia textos que exaltavam a beleza da mulher negra.

Foto: Wikimedia Commons

Pioneira dos cosméticos

Cansada dos anúncios que colocavam a pele alva como ideal de beleza, Madam C. J. Walker (1867-1919) construiu um império no ramo da indústria cosmética com produtos específicos para a população negra.

Foto: Wikimedia Commons

Concursos de beleza

Apesar dos nomes hoje serem encarados como pejorativos, concursos como Rainha das Mulatas e Boneca de Piche eram realizados pelo Teatro Experimental do Negro no Brasil dos anos 1940 para enaltecer e valorizar a beleza da mulher negra brasileira.

Foto: Reprodução

Black is beautiful

À frente das Supremes, trio que fez enorme sucesso nos anos 1960, Diana Ross teve papel fundamental para engajar o público no conceito "black is beautiful".

Foto: Wikimedia Commons

Black Power

Feminista e ativista, a filósofa Angela Davis é a mulher-símbolo do movimento Black Power. Seu penteado afro nos anos 1970 tinha um viés político de afirmação e postura antirracista.

Foto: Wikimedia Commons

Miss América

A nova-iorquina Vanessa Williams fez históriajogo blaze de aposta1983 ao se tornar a primeira mulher negra a conquistar o título de Miss América. Vanessa enfrentou episódios de racismo e até ameaças de morte e teve de abdicar da coroa quando a revista "Penthouse" publicou fotos dela nua sem autorização.

Foto: Wikimedia Commons

Top model

Naomi fazia parte do time das supermodels dos anos 1990 e encantou grifes e estilistas comjogo blaze de apostabeleza. Foi o primeiro passo rumo à uma maior diversidade no mundo da moda. Aos 52 anos, ela segue brilhando nas passarelas e editoriais.

Foto: Wikimedia Commons

Cachos naturais

A escolha da baiana Raissa Oliveira Santana como Miss Brasil,jogo blaze de aposta2016, fez parte de um movimento de enaltecer o volume e a textura natural dos fios após uma década de uso intensivo de chapinha pelas mulheres negras.

Foto: Reprodução

Referências

A cantora Margareth Menezes costuma adotar turbantes, tranças e penteados de estilo afro como forma de valorizar suas raízes africanas.

Foto: Reprodução/Instagram

Popstar

Com curvas generosas à mostra e figurinos ousados, a rapper norte-americana Lizzo é a melhor representante possível da onda de autoceitação e amor próprio das garotas negras.

Foto: Wikimedia Commons

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa

Foto: Wikimedia Commons