O que as famosas com filhos negros dizem sobre racismo
Elas conversam e dão o exemplo para ensinar como lidar com o preconceito
Foto: Reprodução/Instagram/@loreimprota
Giovanna Ewbank
Em entrevista para o Fantástico, a atriz contou como reagiu aos comentários racistas dirigidos aos filhos Titi e Blesscodigo promocional betano boas vindasum restaurantecodigo promocional betano boas vindasPortugal.
Foto: Reprodução/Instagram/ @gioewbank
Giovanna Ewbank
"Foi a primeira vez que a minha filha me viu combatendo o racismo de frente, porque a gente fala muito sobre isso com eles, mas ela nunca tinha me visto combatendo de frente como foi feito”, disse.
Foto: Reprodução/Instagram/@gioewbank
Lore Improta
A dançarina é mãe de Liz, fruto do casamento com o cantor Léo Santana.
“Entendo que a frase ‘somos todos iguais’ é uma mentira. Quem tem que falar sobre o racismo é também o branco. Esse é o lugar onde me posiciono na luta antirracista”, declarou para o UOL.
Foto: Reprodução/ Instagram/@loreimprota
Lore Improta
Sobre a filha, ela ainda falou: “Sei que não vou conseguir blindá-la de tudo o que pode acontecer com ela quando for para a escola e conhecer outras pessoas. Mas quero estar preparada para minimizar a dor que ela pode vir a sentir com o preconceito”.
Foto: Reprodução/ Instagram/@loreimprota
Leandra Leal
"Crianças não precisariam ser fortes além do que é necessário, nem estar preparadas para enfrentar algo tão cruel quanto o racismo, mas crianças negras não têm essa escolha. O racismo está na estrutura da nossa sociedade porque durante anos pessoas brancas negligenciaram o seu papel na luta antirracista”, declarou a mãe de Julia.
Foto: Reprodução/Instagram/@leandraleal
Samara Felippo
A atriz revelou ter presenciado um comentário racista durante um voo, quando uma passageira comentou que os negros estavam fazendo muitas novelas. “Tenho duas filhas pretas e graças a essas pessoas, pretas que estão nas novelas, cada vez mais, elas se sentem pertencentes e representadas", defendeu a atriz, que é mãe de Alicia e Lara.
Foto: Reprodução/Instagram/@sfelippo
Astrid Fontenelle
Durante participação no programa “Encontro”, a artista reafirmou que o preconceito racial é inaceitável. “Adoraria ser uma líder pacifista, mas o racismo me impede, é o que me faz sair do sério, me desequilibra completamente porque é inaceitável”, disse Astrid, mãe Gabriel de 15 anos.
Foto: Reprodução/Instagram/@astridfontenelle
Taís Araújo
“A gente conversa muito para ensiná-los a se defender. Isso passa por vários caminhos. Às vezes é verbalizar que não gosta. Às vezes é sair de perto. Às vezes é falar com algum adulto que está próximo. Saber se defender é importante”, declarou a atrizcodigo promocional betano boas vindasentrevista ao podcast "Quem Pode, Pod". Taís é mãe de João Vicente e Maria Antonia.
Foto: Webert Belecio / AgNews
Drica Moraes
“Sendo mãe de um filho preto, eu resolvi ter uma ação afirmativa e trocar todos os meu médicos: dentista, ortodontista, alergista, dermatologista, tem que ser preto”, disse a atrizcodigo promocional betano boas vindasentrevista para a revista ‘Pais&filhos”.
Foto: Reprodução/Instagram/@oficialdricamoraes
Regina Casé
"Uma coisa que eu acho que tem ajudado muito é não disfarçar, fingir que não existe racismo…não naturalizar quando a gente percebe alguma coisa, mesmo que suave. É entrar no assunto, isso tem ajudado muito", declarou. A apresentadora é mãe de Roque de 10 anos.
Foto: Reprodução/Instagram/@reginacase
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.
Foto: Reprodução/Instagram/@sfelippo