O que as mulheres não podem fazer de acordo com as religiões?

Origem patriarcal ainda reprime participação feminina

Foto: Freepik

Mudanças

As religiões têm passado por diversas transformações para se adequarem aos novos tempos, inclusivebrasileirão 2024 serie brelação ao papel das mulheres. Porém, de modo geral, normas tradicionais seguem persistindo.

Foto: Freepik

Religião evangélica

Ancoradabrasileirão 2024 serie binterpretações literais do Evangelho, a religião prega a submissão da mulher ao homem - não exatamente de forma literal, mas no sentido de o homem ter o papel de provedor da relação e do lar. Algumas vertentes permitem que mulheres sejam pastoras e até bispas.

Foto: Freepik

Judaísmo

Historicamente, a identidade judaica é tradicionalmente passada pela mãe, mas as mulheres costumam ser excluídas de diversas práticas do judaísmo (liberadas para os homens) sob a justificativa de que se encarregam do lar e da família. Discrição e recato são necessários.

Foto: Freepik

Catolicismo

Recentemente, num ato de flexibilização, o Papa Francisco autorizou o voto de mulheres no Sínodo dos Bispos. No entanto, elas seguem proibidas de se tornarem padres - e, consequentemente, bispas, cardeais e papas.

Foto: Freepik

Hinduísmo

Pela crença hinduísta, mulheres menstruadas não podem entrarbrasileirão 2024 serie btempos sagrados - mas algumas indianas têm desafiado essa regra. De modo geral, a divisão de castas que sustenta a sociedade hindu relega à mulher um papel de cidadã de segunda classe. Tradições matrimoniais com a exigência de dote contribuem para abusos e violência doméstica.

Foto: Freepik

Islamismo

O Alcorão prega o equilíbrio entre o homem e a mulher, mas interpretações das escrituras por movimentos muçulmanos radicais têm forjado tradições contrárias à libertação da mulher. O casamento é um dever religioso e o código de vestimenta é rígido.

Foto: Freepik

Maior igualdade

No budismo, no espiritismo e nas religiões de matriz africana, de modo geral, a igualdade de gênero dá o tom nos preceitos e práticas.

Foto: iStock

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: Freepik