O que é "racismo recreativo"?

Ilustradora compartilhou "meme"www esportenet betque associa homem negro ao crime de roubo e levanta debate sobre "humor" como discurso de ódio

Foto: iStock

Rafaella Tuma

A ilustradora Rafaella Tuma, de 34 anos, compartilhou uma fotowww esportenet betque associa um homem negro ao crime de roubo e foi acusada de racismo. Rafaela pediu desculpas e reconheceu seu erro.

Foto: Reprodução/Instagram

Caso

Na imagem, duas amigas estão conversando por mensagens e uma diz que está sofrendo por causa de um homem, após mandar a foto de um homem negro, sem camisa e de boné. A outra amiga responde “tá sofrendo por quê? Ele te roubou?”.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Chavoso da USP

Com a repercussão do caso, o estudante Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, comentou que a situação se tratava de "racismo recreativo". Em 2022, a foto de Chavoso foi pararwww esportenet betum álbum de reconhecimento de suspeitos da Polícia Civil.

Foto: Reprodução/Instagram

Processo

Ele ficou sabendo o que aconteceu por causa de um amigo advogado, que analisava um processo de sequestro e reconheceu a foto de Chavoso. O estudante ficou conhecido por produzir conteúdos sobre questões sociais, raciais e de gênero.

Foto: Reprodução/Instagram

Definição

Racismo recreativo é uma prática de racismo disfarçada de “humor”www esportenet betque associa características físicas ou culturais de minorias raciais como algo desagradável e inferior, maswww esportenet betforma de “piadas” ou “brincadeiras”.

Foto: iStock

Termo

O termo foi criado por Adilson Moreira, autor do livro “O que é Racismo Recreativo?”. Nele, Adilson ressalta que o racismowww esportenet betforma de “humor” colabora para justificar uma agressão disfarçada de “brincadeira”.

Foto: Reprodução/Instagram

Humor racista

“O humor racista é um tipo de discurso de ódio, é um tipo de mensagem que comunica desprezo, que comunica condescendência por minorias raciais”, disse Adilsonwww esportenet betentrevistas sobre o seu livro.

Foto: Reprodução/Instagram

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock