Os direitos de mulheres vítimas de violência doméstica pouco conhecidos

Algumas localidades fornecem de auxílio aluguel a procedimentos cirúrgicos

Foto: iStock/Brastock Images

Mais conhecida

A lei Maria da Penha garante direito à proteção social e do Estado no caso de violência doméstica (física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual).

Foto: iStock / valentinrussanov

Maria da Penha

A lei contempla o direito à acolhida e escuta qualificada, medidas protetivas de urgência e atendimento de saúde e psicossocial especializado.

Foto: iStock / fizkes

Poucos sabem

A lei Maria da Penha prevê também direito ao acesso prioritário a programas sociais, habitacionais e de emprego e renda.

Foto: iStock/ljubaphoto

Afastamento

A legislação, que abrange todo o país, permite também a manutenção do vínculo profissional por até seis meses de afastamento do trabalho.

Foto: iStock/golibtolibov

Violência sexual

No caso de violência sexual, está previsto também diagnóstico e tratamento das lesões físicas no aparelho genital e nas demais áreas afetadas, registro da ocorrência facilitado e encaminhamento ao exame de corpo de delito e profilaxia de gravidez e contra Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Foto: iStock

SP

Na cidade de São Paulo, mulheres vítimas de violência doméstica, com renda igual ou inferior a ¼ de salário mínimo, têm direito a auxílio aluguel de R$400.

Foto: iStock/rparobe

Cirurgia

O projeto Recomeçar, realizado pelo Tribunal de Justiça de Goiásmelhores sites de apostas com bonusparceria com o governo do Estado, tem ofertado cirurgias plásticas reparadoras para vítimas de violência doméstica visando a saúde física e mental das mulheres.

Foto: iStock/Wavebreakmedia

Crime

Violência contra a mulher é crime, com pena prevista de até 3 anos de prisão. Ao presenciar qualquer episódio de agressão contra mulheres, denuncie. Você pode fazer isso por telefone, ligando 190, 180 ou 100.

Foto: iStock/Liubomyr Vorona

Terra NÓS

Conteúdo de diversidade feito por gente diversa.

Foto: iStock