Quem é a autora do livro que inspirou samba-enredo da Portela
Ana Maria Gonçalves é responsável pelo premiado "Um Defeito de Cor", que se tornou livro mais vendido da Amazon após desfile
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Ana Maria Gonçalves
A escritora nasceuuol futebol1970uol futebolIbiá, uma cidade do interior de Minas Gerais, distante cerca de quatro horas e meia da capital Belo Horizonte.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibiá
Escrita
A paixão pela literatura surgiu na infância, graças à "mãe leitora, que sempre tratou a literatura como algo completamente incorporado ao nosso cotidiano", contou Ana Maria ao Brasil de Fato.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Carreira
Atuou como publicitáriauol futebolSão Paulo até 2022, quando decidiu se mudar para Itaparica, na Bahia. Foi lá que Ana Maria se dedicou a escrever seu primeiro romance.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
História
Publicado de forma independente, "Ao lado e à margem do que sentes por mim" narra exatamente a mudança de uma mulher chamada Ana para Bahia.
Foto: Reprodução/medium/Armam Neto
Longo trabalho
Durante cinco anos, a escritora trabalhouuol futebolseu segundo romance, "Um Defeito de Cor", publicadouol futebol2006 e tema do desfile da escola de samba carioca Portela no Carnaval desde ano. O livro se tornou o mais vendido da Amazon logo depois do desfile.
Foto: Reprodução/Instagram/oficialportela
Trama
O livro foi inspirado na vida da heroína traficada aos 8 anos de idade do Reino do Daomé, na África, para o Brasil Luísa Mahin. Ela liderou a Revolta dos Malês, que aconteceuuol futebol1835 e é considerada o maior levante de escravizados da história brasileira.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Premiada
Com o livro, Ana Maria Gonçalves ganhou o Prêmio Casa de las Américasuol futebol2007. O autor Millôr Fernandes também declarou que considera "Um Defeito de Cor" como o livro mais importante da literatura brasileira do século XXI.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Futuro
Seu próximo livro, uma ficção científica policial, já está pronto, mas "descansando", segundo suas palavras, esperando revisão e edição para ser publicado.
Foto: iStock/Kobus Louw
Terra NÓS
Conteúdo de diversidade feito por gente diversa
Foto: Reprodução/Instagram/Portela