Escritoras negras, latino-americanas e caribenhas para começar a ler

Veja lista de autoras para celebrar o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Foto: istock

Teresa Cárdenas

A cubana é autora das obras 'Cartas para a minha mãe', 'Cachorro Velho' e 'Mãe Sereia', que falam de ancestralidade e escravidão.

Foto: Reprodução

Janete Marques

Ela é educadora, historiadora, escritora e autora de 'Flora, faça florir!', livro que fala sobre o rompimento do silêncio de uma garota que foi silenciada.

Foto: Saíra

Ana Maria Gonçalves

É a autora do livro 'Um Defeito de Cor', que conta a história de Kehinde, menina africana, capturada e escravizada na África no início do século 19, e que passa a vida se deslocando por várias cidades e regiões do país e do continente africano.

Foto: Leo Pinheiro

Françoise Egas

Em a 'Cartas a Uma Negra', Françoise Ega, nascida na Martinica e radicada na França, simula um diálogo com Carolina de Jesus, para comparar o seu dia a dia como trabalhadoraqual a melhor casa de aposta onlinecasas de famílias no sul da França com a vivência brasileira.

Foto: Reprodução

Jarid Arraes

A cordelista e poeta é autora do livro 'Heroínas Negras Brasileirasqual a melhor casa de aposta online15 Cordéis'. A obra conta a história de mulheres que marcaram o Brasil, mas são pouco reconhecidas nos livros escolares, como Antonieta de Barros, Aqualtune e Dandara dos Palmares.

Foto: Reprodução / Facebook

Claudia Rankine

A escritora jamaicana escreveu o livro 'Só Nós - Uma Conversa Americana', no qual ela debate a branquitude e o privilégio brancoqual a melhor casa de aposta onlineensaios, poemas e imagens.

Foto: Reprodução

Lélia Gonzalez

A filósofa, antropóloga e militante do movimento negro é responsável pelo livro 'Por Um Feminismo Afro Latino Americano', que fala de um movimento interseccional e decolonial.

Foto: Reprodução

Lupita Nyong’o

A atriz também é escritora e escreveu versos no livro 'Sulwe', que conta a infância de uma menina do leste africano e suas angústias por ser negra.

Foto: Bruce Glikas/WireImage/Getty Images

Maryse Condé

Nascidaqual a melhor casa de aposta onlineGuadalupe, ela é autora de mais de 20 livros sobre temas raciais, de gênero e culturais. Em "Eu, Tituba - Bruxa Negra de Salem", ela conta a história real de uma mulher escravizada que é julgada por praticar o que herdou de seus antepassados.

Foto: Reprodução

Djamila Ribeiro

No livro 'O Que É Lugar de Fala?', que se tornou um clássico contemporâneo, a filósofa brasileira aborda a importância de ouvir as vozes negras.

Foto: Marlos Bakker

Acompanhe o Terra

Todos os dias a equipe do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: istock