Entrevista de emprego: 5 dicas nada óbvias para se dar bem nessa etapa

Atenção para o que especialistas têm a dizer

Foto: Reprodução/Getty Images

Existe fórmula mágica?

Seria incrível, mas não, não há fórmula mágica para se dar bem numa entrevista de emprego. No entanto, especialistas ouvidos pelo Terra listam formas de se preparar, mostrar ausuario estrela betmelhor versão e, quem sabe, garantir a vaga. Confira!

Foto: Reprodução/Getty Images

1. Planeje todo o seu dia

A psicóloga Sandra Moraes recomenda que você deixe tudo o mais organizado possível para o grande dia. E é tudo mesmo! O horário que vai acordar, a roupa que vai vestir; testar a internet e a ferramenta de reunião, caso seja online...

Foto: Reprodução/Getty Images

"Pesquisar sobre a empresa, seus produtos e serviços, até reler a descrição da vaga e pensarusuario estrela betexemplos de situações que se encaixem", lista a psicóloga.

Foto: Corinne Kutz / Unsplash

2. Cuidado ao sentar

Sim, ausuario estrela betpostura também comunica. Cuidado com seus movimentos eusuario estrela betpostura ao sentar, para não expressar insegurança, medo ou desleixo. Nervosismo é normal, por isso, vale 'repassar' alguns lembretes:usuario estrela betroupa deve ser confortável e adequada, e você precisa cumprimentar os recrutadores.

Foto: Reprodução/Getty Images

3. Converse com seu reflexo...

De acordo com Sandra, há dois tipos de selecionadores: aquele que direciona (ex.: "Vi que você trabalhou na empresa tal, me fala sobre ela") e aquele que faz perguntas mais abertas (Ex.: "Me conte sobre você"). Tente se preparar para sair bem nos dois.

Foto: Reprodução/Getty Images

... para contarusuario estrela bethistória

Para isso, vale conversar com um amigo ou familiar, gravar um vídeo e até conversar consigo mesmo na frente do espelho. "Se você já tiver uma carreira mais longa, pode ser até 10 minutos", sugere Sandra. Você pode contar de como escolheu a profissão até agora ou começar com uma visão geral, para depois relacionar à vaga.

Foto: Reprodução/Getty Images

4. 'Inverta' os papeis

Não é porque você é o candidato que não pode perguntar também! Prepare algumas perguntas para fazer ao entrevistador no final da entrevista, aconselha Alexandre Max, CEO da Vivae, aplicativo de cursos. Ele explica que isso demonstra interesse pela posição e te ajuda a avaliar se a empresa é boa para você.

Foto: Reprodução/Getty Images

5. Admita se não souber algo

Pode parecer o contrário, mas está tudo bem dizer "não sei", ainda que numa entrevista de emprego. Por outro lado, expresse confiança nausuario estrela betcapacidade de aprender e se adaptar. "Mostreusuario estrela betpersonalidade durante a entrevista. Isso inclui ser honesto sobre suas habilidades e experiências, bem como admitir quando não sabe algo", diz Alexandre.

Foto: Reprodução/Getty Images

Dica bônus

Mesmo que você não tenha vasta experiência, realce o que sabe e suas qualidades. Destaque habilidades como trabalhousuario estrela betequipe, comunicação, aprendizado rápido, iniciativa. Use exemplos concretos de estágios, projetos extracurriculares ou voluntariado, orienta Max. Só não vale mentir!

Foto: Reprodução/Getty Images

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Getty Images