USP e Unicamp mantêm na liderança dojogos 360 gratisranking universitário

Estaduais paulistas dividem o topo pela segunda vez

Foto: Cecília Bastos/Usp Imagens

Ranking Universitário Folha (RUF)

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de S.Paulo desde 2012, avaliando 5 indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Primeiros lugares

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganham de novo o primeiro e segundo lugares do ranking com 98,85 e 98,20 respectivamente.

Foto: Antoninho Perri/ SEC/ Unicamp

Destaque no top

A Unicamp, pela primeira vez, lidera no indicador de ensino. A USP segue à frente nos demais.

Foto: Antoninho Perri/ SEC/ Unicam

Top4

Pela primeira vez, uma universidade do Sul ocupa a terceira posição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em quarto lugar, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que lideroujogos 360 gratis2016 e 2017.

Foto: Ana Marina Coutinho/ Coordcom UFRJ

Outros destaques

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) cai uma posição e ocupa o quinto lugar. A Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se mantiveram, respectivamente,jogos 360 gratisnono e décimo lugares.

Foto: Divulgação/ UFMG

Região Norte

Na região Norte, a melhor é a Universidade Federal do Pará (UFPA), na 29ª posição, única da região entre as 50 primeiras.

Foto: Acervo UFPA

Particular

Pela quarta vez seguida, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é a melhor particular — a única do tipo no top 20.

Foto: Divulgação/ PUCRS

Avaliação

Foram avaliadas todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país.

Foto: Antonio Scarpinetti/ SEC/ Unicamp

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Antonio Scarpinetti/ SEC/ Unicamp