Capazes de brilhar no escuro e mais: 5 fatos curiosos sobre os escorpiões

Animal faz parte do grupo dos artrópodes

Foto: Getty Images

1. Não são insetos

Para muitos, isso pode ser uma surpresa. Mas os escorpiões não são insetos. Estes animais integram a classe dos aracnídeos e, por isso, pertencem ao grupo amplo de artrópodes intitulado quelicerados.

Foto: Getty Images

2. Ficam até um ano sem comida

É comum que escorpiões se alimentem a cada duas semanas, contudo, eles podem ficar de 6 a 12 meses sem se alimentar.

Foto: Getty Images

3. Fluorescentes

Brilhar no escuro? Sim, eles podem! No escuro, escorpiões podem se tornar fluorescentes para se protegerem de predadores ou para confundirem as presas.

Foto: Getty Images

4. Antes dos dinossauros

Estes animaizinhos estão entre as espécies que já existiam antes dos dinossauros, ou seja, cerca de 420 milhões de anos atrás. Os escorpiões são um dos grupos mais antigos de artrópodes, donos de uma longa história evolutiva na Terra.

Foto: Getty Images

6. Têm até 12 olhos

Os escorpiões podem ter até 12 olhos, mas a visão não é o melhor sentido destes animais. Eles possuem um apurado sistema sensorial formado pelos pentes, na parte inferior, e os pelos espalhados no corpo. Através deles, os escorpiões conseguem sentir vibrações e até a temperatura.

Foto: Getty Images

6. Dança do acasalamento

É comum que os escorpiões realizem uma espécie de dança de cortejo antes de acasalar; primeiro, a fêmea encara o macho, depois, eles unem os pedipalpos um do outro, para girar para frente e para trás, com as caudas para cima

Foto: Getty Images

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images