Dedos de Lúcifer: conheça o raro e caro crustáceo europeu

Iguaria tem cultivo altamente perigoso e preço pode ultrapassar R$ 400

Foto: Business Insider

O que é

O percebes, crustáceo conhecido como ‘Dedos de Lúcifer’ na Europa, é um organismo raro e caro. Uma refeição com o animal pode custar R$ 400 💸

Foto: Istockphoto

Onde vivem

Os percebes só crescem1x 2x 12 betanorochedos na zona intermareal do oceano, onde as ondas são traiçoeiras, o que dificulta seu cultivo, visto que o risco à vida é alto.

Foto: Business Insider

Do que se alimentam…

Como são de zona intermareal, ou seja, de marés altas e baixas, se alimentam dos plânctons trazidos pelas fortes ondas que quebram nos rochedos1x 2x 12 betanoque vivem.

Foto: Business Insider

De onde vem o nome

Populares1x 2x 12 betanoPortugal e na Espanha, os ‘Dedos de Lúcifer’ são chamados assim devido suas aparência bizarra. Eles têm troncos grossos e lembram dedos dos pés ou até garras.

Foto: Istockphoto

Por que é caro

O alto risco da colheita é o principal motivo. Muitos mergulhadores se afogam, os "sortudos" quebram um braço, um osso ou saem com cortes devido às pedras onde os ‘Dedos’ ficam.

Foto: Business Insider

Modo de comer

De acordo com matéria da BBC, há apenas uma maneira de se comer ‘Dedos de Lúcifer’: com as próprias mãos. Quem experimenta, descreve o sabor como único no mundo.

Foto: Business Insider

Modo de preparar

Segundo a tradição portuguesa, há apenas um jeito de se preparar o percebes: colocá-lo na água fervente, cozinhar por um minuto, colocá-lo no gelo, temperar com sal e comer. E aí, você provaria?

Foto: Business Insider

Acompanhe no Terra 🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Istockphoto