Espécie raríssima de veado é vistajogos de caca niqueisfloresta do Mato Grosso do Sul

Veado campeiro parcialmente albino foi visto na área de uma fazenda

Foto: Reprodução/Eldorado Brasil

Surpresa incomum

Um veado campeiro vem circulandojogos de caca niqueisuma floresta de eucaliptojogos de caca niqueisInocência, no Mato Grosso do Sul. Porém, não é a presença que surpreende, mas, sim, a espécie: "parcialmente albino", conforme descreveu a Eldorado Brasil, dona da área onde o animal foi visto.

Foto: Reprodução/Eldorado Brasil

Mais de 10 avistamentos

Segundo a empresa, as capturas foram feitas por colaboradores e, embora a aparição só tenha sido divulgadajogos de caca niqueismaio deste ano, o animal vem sendo visto desde 2020. O último registro foijogos de caca niqueisnovembro de 2023. Ao longo dos anos, foram 15 avistamentos, sendo a maioria deles na fazenda Santa Helena.

Foto: Reprodução/Eldorado Brasil

Espécie conhecida

O veado campeirojogos de caca niqueissi é conhecido na América do Sul, mas é incomum vê-lojogos de caca niqueisregiões de floresta. Segundo o professor José Maurício Barbanti Duarte, especialistajogos de caca niqueiscervídeos e doutorjogos de caca niqueisgenética da Unesp Jaboticabal, a presença do animal é uma surpresa para pesquisadores.

Foto: Reprodução/Getty Images

"Em espaços muito abertos, como esses, os animais com albinismo têm poucas chances de sobrevivência. Portanto, os ambientes com florestas de eucalipto podem estar desempenhando um papel crucial na sobrevivência desse animal", avalia o professor.

Foto: Reprodução/Getty Images

Veado campeiro

O veado campeiro é lido pelos especialistas da área como um mamífero dócil. Seu corpo mede entre 80 cm e 95 cm e pode pesar até 40 kg. Sua pelagem é alaranjada, exceto no ventre, que é branco, e na cauda, que é preta. Ele costuma ser visto sozinho oujogos de caca niqueispequenos grupos de até 6 integrantes.

Foto: Reprodução/Getty Images

Albinismo

O albinismo é uma alteração genética que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina. No caso do animal, ela se manifesta como parcial, de modo que os focinhos são escuros.

Foto: Reprodução/Getty Images

Outras espécies

Além do veado, a Eldorado diz que a região é visitada constantemente por animais da fauna brasileira, como a onça-parda, o tatu-canastra e o cachorro-vinagre, entre outros.

Foto: Reprodução/Getty Images

Acompanhe o Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre meio ambiente e tudo que envolve preservação do Planeta no Terra 🌎.

Foto: Reprodução/Getty Images