Monstros da pré-história: conheça 10 animais gigantes extintos
Estes grandalhões foram reconstituídos com basequal melhor jogo de apostafósseis
Foto: Michael Loccisano/Getty Images
Megafauna extinta
A partir de fósseis, pesquisadores descobriram uma série de animais que faziam parte da 'megafauna', espécies gigantescas e que acabaram extintas antes da humanidade ocupar a Terra. A seguir, conheça alguns dos maiores animais que habitaram o planeta.
Foto: Edwardliu2013/Wikicommons/CC BY-SA 4.0
Glyptodon
O antepassado dos tatus viveu há 11 mil anos na América do Sul e podia chegar a 2 metros de altura e pesar 400 kg, quase do mesmo tamanho que um Fusca.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Deinosuchus
Esse réptil viveu entre 82 e 73 milhões de anos atrás, na América do Norte. A espécie chegava a quase 15 m de comprimento e ocupava o topo da cadeia alimentar.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Preguiça-gigante
A espécie mais 'recente' da lista viveu até 12 mil anos atrás, e fósseis mostram que as preguiças-gigantes chegaram a ser caçadas pelos nossos antepassados. Esse gigante chegava a 6 m de comprimento e pesava 4 toneladas.
Foto: Edwardliu2013/Wikicommons/CC BY-SA 4.0
Megalodon
O maior dos tubarões que já habitou os oceanos viveu entre 23 e 2 milhões de anos atrás. O predador podia chegar a 15 metros de comprimento, e seus dentes tinham,qual melhor jogo de apostamédia, 18 cm, capazes de devorar golfinhos e baleias.
Foto: Karen Carr/CC BY 3.0/Wikimedia Commons
Argentavis
A maior ave voadora já registrada viveu entre 24 e 5 milhões de anos atrás. Seus fósseis foram achados na América do Sul. Estima-se que a ave podia chegar a 2 metros de altura e suas asas, a 7 metros de envergadura.
Foto: Wangyonglee/Wikimedia Commons/CC-BY-SA-3.0
Rinoceronte-girafa
Considerado o maior mamífero que já andou pela Terra, entre a China e a península balcânica, esse gigante viveu há cerca de 30 milhões de anos, chegando a 7 metros de altura e podendo pesar até 20 toneladas.
Foto: Sergey Krasovskiy/Stocktrek Images
Titanoboa
A predecessora das pythons viveu entre 65 e 58 milhões de anos atrás nas Américas e alcançava até 13 metros de comprimento, além de pesar mais de uma tonelada.
Foto: Michael Loccisano/Getty Images
Cameroceras
O ancestral das lulas e polvos modernos viveu entre 470 e 460 milhões de anos atrás e é conhecido pelas enormes conchas que usava para se locomover e caçar. Podia chegar a até 12 metros.
Foto: iStock / Getty Images
Carbonemys
O antepassado das tartarugas sobreviveu à extinção dos dinossauros e viveu há cerca de 60 milhões de anos. Diferentemente de seus parentes modernos, seu casco chegava a quase dois metros de altura.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Meganeura
Esse inseto pré-histórico, parecido com as libélulas, viveu há 300 milhões de anos. Sua envergadura de asas era de quase um metro de comprimento, o que rendeu a ele o título de maior inseto do planeta.
Foto: Reprodução/Wikicommons
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Sergey Krasovskiy/Stocktrek Images