A transição capilar é um processo desafiador e empoderador para muitas pessoas que decidem abandonar os alisamentos e voltar à textura natural de seus cabelos. Para ajudar nessa jornada, conversamos com especialistas e influenciadoras que passaram pelo processo e compilaram algumas dicas essenciais para facilitar a transição. Confira!
Foto: Look Studio | Shutterstock
1. Tenha certeza que deseja passar pela transição
O primeiro passo para a transição é ter certeza de que é isso que você realmente quer, como conta a professora Sofia Motta, que decidiu passar pelo processo aos 18 anos. "Eu já não me reconhecia nos cabelos alisados há muito tempo, e sair da escola e me descobrir enquanto uma menina independente e empoderada me fez querer ainda mais dar vida ao meu cabelo", orgulha-se.
Foto: progressman | Shutterstock
2. Aceite o processo
A influenciadora digital Ludmila Reis destaca a importância de se aceitar e compreender os processos pelos quais o cabelo passará. “Internamente, fortaleça abetesporte entrarautoestima, tenhabetesporte entrarmente que você é muito mais que o seu cabelo e que a transição é só uma fase, vai passar. Externamente, não tenha medo nem vergonha do seu cabelo [...], use e abuse de penteados e acessórios, isso ajuda muito a dar uma cara nova ao cabelo”, indica.
Foto: Viktoriia Sopel | Shutterstock
3. Utilize produtos para controlar os fios
No caso da transição natural, quando os cachos vão surgindo conforme o cabelo cresce, uma alternativa para controlar os fios (além dos penteados e acessórios) é investirbetesporte entrarprodutos que ajudem a lidar com as duas texturas. Como exemplos, podemos citar cremes de pentear, óleos capilares, géis ou mousses, pois esses itens definem melhor os cachos, evitam o frizz e controlam o volume.
Foto: progressman | Shutterstock
4. Corte o cabelo alisado
O big chop, também conhecido como BC, é o corte capilar que finaliza a transição. "É realizado um corte na emenda do cabelo natural com o cabelo que era alisado ou, ainda, pode ser feito um corte com máquina, retirando todo o cabelo alisado, abrindo espaço para um novo cabelo natural", explica a cabeleireira Juliana Carvalho.
Foto: c12 | Shutterstock
5. Hidrate os cabelos
Durante a transição é fundamental manter os cabelos sempre hidratados. “Assim como um cabelo natural necessita de cuidados, o cabelobetesporte entrartransição capilar também [...]. Cuidados com produtos específicos, tanto no salão quantobetesporte entrarcasa, são de suma importância”, recomenda a cabeleireira Daniela Lisboa de Carvalho.
Foto: Ekaterina_Klishevnik | Shutterstock
6. Evite o uso excessivo de calor
Se liberte das chapinhas e secadores, o uso desses itens com frequência pode danificar os fios e dificultar a transição. Prefira métodos de finalização que não envolvam calor, como o plopping e a fitagem.
Foto: VLADIMIR VK | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock