Dá pra emagrecer e ter resultado com treinos de 20 minutos?

Sim, é possível! Falamos com especialistas para anotar algumas dicas

Foto: Edgar Chaparro

Vida corrida

Entre trabalho, família, amigos e outras atividades, nem sempre é possível conciliar uma rotina extensa de exercícios físicos, como por exemplo uma hora de musculação por dia.

Foto: Jakob Owens

20 minutos

Mas, de acordo com pesquisas e especialistas, dá sim pra ter (bons) resultados com treinos mais curtos. Separando 20 minutos namessi fifaagenda, você melhora a saúde, o condicionamento e até emagrece.

Foto: Logan Weaver

Pesquisas

A American College of Sports Medicine (ACSM) sugere que treinos de alta intensidade, como o HIIT (High-Intensity Interval Training), podem ser tão eficazes quanto treinos de intensidade moderada contínua, desde que o volume total de trabalho seja equivalente.

Foto: Logan Weaver

Mais pesquisas

Um estudo publicado na revista Medicine & Science in Sports & Exercise examinou os efeitos de um treino de HIIT de 20 minutos, realizado três vezes por semana durante 12 semanas, e constatou melhorias na capacidade aeróbica e na sensibilidade à insulina dos participantes.

Foto: Sushil Ghimire

Otimize o tempo

Segundo a educadora física Aline Becker, a depender do objetivo do aluno, ele pode escolher treino de força -- pra aumentar massa muscular – ou HIIT -- pra perder gordura e conservar a massa muscular.

Foto: Graham Mansfield

Dá pra emagrecer?

"Sim, é possível emagrecer com treinos de 20 minutos”, garante Aline. Para isso, "o ideal é que o aluno aumente a intensidade dos estímulos (seja força ou velocidade) e diminua o tempo de descanso, deixandomessi fifafrequência cardíaca bem alta durante todo o treino, isso vai fazer com que seu corpo consuma mais oxigênio após o exercício, aumentando a queima calórica".

Foto: Ricardo Henri

É comprovado

Um estudo publicado no International Journal of Obesitymessi fifa2008 comparou os efeitos de treinos curtos de alta intensidade, como o HIIT, com treinos mais longos e concluiu que ambos são igualmente eficazes na redução de gordura corporal.

Foto: Morgan Petroski

Aumente a frequência

Para o melhor aproveitamento, o personal Leandro Borges, sugere que o aluno inclua emmessi fifarotina exercícios como saltos, burpees, corrida estacionária, agachamentos e flexões. "Esses exercícios intensos estimulam o metabolismo, aumentam a queima de calorias e promovem a perda de gordura", afirma.

Foto: Matthew Sichkaruk

Cuide da alimentação

Leandro frisa também a importância de aliar a prática de exercícios à rotina de treinos. Ele reforça também que "cada pessoa é única e pode responder de forma diferente aos treinos. Por isso, consultar um profissional de saúde ou um educador físico é fundamental para receber orientações personalizadas com base nas necessidades e capacidades individuais".

Foto: Sushil Ghimire

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Logan Weaver