Já parou para pensar por quanto tempo você usa o celular na cama? Pois é, ele pode ter tudo a ver com apixbet aposta eleiçõesdificuldade para dormir ou sono ruim; veja
Foto: StockPhotoPro / Adobe Stock
População x Celular
Se a população brasileira ultrapassa os 200 milhões de habitantes, os celulares não ficam atrás: pesquisa da FGV aponta que, só no país, hápixbet aposta eleiçõesmédia 2,2 aparelhos por habitante. (1/8)
Foto: goodluz / Adobe Stock
Tempo de uso
Levantamento da Eletronic Hubs mostra que o brasileiro passa mais de 9h por dia no celular; redes sociais são as plataformas mais acessadas e o período da noite o preferido. Mas por que pode atrapalhar o sono? (2/8)
Foto: THE YOOTH / Adobe Stock
Entendendo o corpo
O corpo tem um ritmo organizado pelo ciclo circadiano, e ao longo do dia melatonina e cortisol têm níveis diferentes de produção. Enquanto um ajuda o sono, outro colabora no despertar. (3/8)
Foto: hakase420 / Adobe Stock
Melatonina
Com o ciclo circadiano regulado, melatonina tende a aumentar no corpo justamente pela chegada da noite – uma preparação para dormir – e alcança seu pico pela madrugada. (4/8)
Foto: Prostock-studio / Adobe Stock
Cortisol
Já o cortisol segue um padrão inverso, enquanto à noite perde espaço para melatonina, com o avançar das horas rumo à manhã,pixbet aposta eleiçõesprodução vai crescendo e chega ao máximo nos momentos que antecedem o despertar. (5/8)
Foto: nenadaksic / Adobe Stock
E o celular?
O cortisol é estimulado pela luz, por issopixbet aposta eleiçõesconexão com o ciclo circadiano, portanto a luminosidade do celular estimula a produção do cortisol, conhecido também como hormônio do estresse. (6/8)
Foto: deagreez / Adobe Stock
O que fazer?
O ideal é evitar o contato com telas (celular, tevê, tablet etc) na hora de dormir. Outro fator que pode atrapalhar o descanso é o bombardeio de informações das redes sociais, por exemplo. (7/8)
Foto: tampatra / Adobe Stock
Rotina organizada
Organize a rotina ao longo do dia, evite realizar exercícios muito próximo do horário de dormir, coma alimentos mais leves à noite, evite cafeína e tente se preparar para o sono. (8/8)
Foto: insta_photos / Adobe Stock