Sono
A insônia é um problema que atinge milhões de brasileiros, estimativas já chegaram a apontar que cerca de 73 milhões enfrentam dificuldades para conseguir dormir e há diferentes razões para isso, como os pensamentos acelerados.
Foto: StockPhotoPro / Adobe Stock
Pensamentos acelerados
Eles podem impedir uma pessoa de alcançar a tão sonhada e revigorante noite de sono, uma vez que a dificuldade para relaxar interfere diretamente no adormecer. Nesses casos, o transtorno também pode acontecerbonus poker 888decorrência de situações de estresse ou ansiedade ao longo do dia.
Foto: Pormezz / Adobe Stock
Por que é um problema?
O excesso de pensamentos na hora de dormir faz com que a mente fiquebonus poker 888estado de alerta, com estresse e ansiedade trabalhando diretamente no estímulo do cortisol, um hormônio que contribui para o despertar, inibindo a melatonina, outro hormônio, porém com a função de regular o sono. Veja 4 dicas para lidar com os pensamentos à noite:
Foto: LIGHTFIELD STUDIOS / Adobe Stock
Limite estímulos (1)
Algumas pessoas têm o costume de pegar o celular para conferir notícias ou redes sociais antes de dormir, mas o estímulo, seja de informações ou mesmo da luz emitida que impulsiona a produção de cortisol, afeta o estado de relaxamento.
Foto: Rido / Adobe Stock
Cuide do ambiente (2)
Calor ou frio extremo, iluminação inadequada e desconforto são fatores que podem atrapalhar a chegada do sono ou a duração dele. O sono tem fases, sendo o REM a última delas, com repetições ao longo da noite. Uma vez quebrado o ciclo, as fases se reiniciam e isso pode ocasionar cansaço físico e mental.
Foto: dikushin / Adobe Stock
Cuide do corpo (3)
A alimentação pesada e fora do horário faz com que o sistema digestivo tenha mais trabalho, afetando o processo de relaxamento do corpo. Alimentos com estimulantes, como a cafeína, também atrapalham o momento do sono, bem como a prática de exercícios muito perto da hora de dormir, já que há adrenalina no corpo. Contudo, treinar nos horários certos tende a auxiliar o corpo e a mente, pois hormônios do bem-estar são liberados após exercitar-se.
Foto: Yuliia / Adobe Stock
Rotina saudável (4)
Além de se organizar antes de dormir, seja anotando tarefas para lidar com elas cedo e evitar a ansiedade, desenvolver uma rotina saudável incluindo ações relaxantes, como leitura, meditação ou técnicas de respiração, auxilia no processo de autocontrole.
Foto: Syda Productions / Adobe Stock
Atenção aos sintomas
É preciso manter-se atento aos sintomas e, caso a enxurrada de pensamento à noite seja persistente, buscar ajuda médica para um diagnóstico. A Síndrome do Pensamento Acelerado afeta milhões de pessoas pelo mundo e pode causar impacto a qualquer hora do dia.
Foto: Graphicroyalty / Adobe Stock
Foto: www.atmameditacao.com.br