Fernanda Nobre abriu a relação no auge da paixão. Quando é o momento?

Atriz é casada desde 2012 com José Roberto Jardim

Foto: @fenobre

Decisão

De acordo com a atriz, o casal decidiu viver um casamento aberto há cinco anos quando, segundo Fernanda, os dois estavam no auge da paixão. "Acho difícil dar certo experimentar a abertura quando o relacionamento está numa fase morna e desconectada", dissecom funciona a blazeentrevista ao UOL.

Foto: @fenobre

Sem hipocrisia

A atriz conta que a decisão foi tomadacom funciona a blazeconjunto, também como uma maneira de questionar os padrões atuais da "sociedade patriarcal”: "Quando escolho, junto com meu parceiro, pela não monogamia é porque temos consciência de que a liberdade sexual é sexista. Escolhemos juntos uma relação com mais diálogo e sem hipocrisia".

Foto: @fenobre

O que é preciso?

Essa decisão de abrir a relação, porém, não é simples e exige planejamento, diálogo e confiança. Conversamos com a psicóloga Suellen Souzacom funciona a blazebusca de dicas e respostas. Leia mais.

Foto: Victoria Roman

Comum acordo

A regra número 1 é clara! Este formato só funciona quando ambas as partes estão de acordo. "Casamento aberto usualmente se refere a um casamento no qual os parceiros envolvidos concordam que podem existir relações extraconjugais, sexuais ou românticas, não sendo consideradas como traição ou infidelidade, podendo ser vividas pelos dois parceiros juntos ou separadamente", explica.

Foto: Nathan Dumlao

Não é bagunça

Na opinião da especialista, é preciso deixar “tudo claro” e -- por que não? – tentar criar juntos regras. Exemplo: O outro irá saber quando um sair com alguém? Pode sair com pessoas conhecidas? Pode sair com pessoas mais de uma vez?

Foto: Kenny Eliason

Tá avisado

"É preciso entender todos os acordos e possibilidades que vêm junto com um relacionamento aberto antes de levantar a conversa", opina a especialista.

Foto: JD Mason Z

Quando é a hora?

Seja no auge da paixão (como fez Fernanda), seja desde o início da relação, o certo é que não existe momento certo para abrir o namoro, casamento, etc. O importante é entender se ambas as partes vão se sentir bem com o acordo ou se estão aceitando por pura pressão de não perder o parceiro.

Foto: Victoria Roman

Não é muleta

Também é preciso entender que relacionamento aberto não é muleta pra consertar nada. Em casos de crise, a psicóloga aconselha que o casal busque psicoterapia, autoconhecimento.

Foto: Shingi Rice

Siga Terra Você Saúde

Saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Wilson Sanchez