Gerenciar o estresse é importante para manter a saúde física e mental. Isso porque, se não controlado, ele pode prejudicar o organismo. A seguir, especialistas explicam como isso acontece!
Foto: Roman Samborskyi | Shutterstock
1. Inflamação da pele
Segundo a dermatologista Dra. Mônica Aribi, o estresse é um grande inimigo da saúde da pele, pois favorece o surgimento precoce de sinais da idade, como rugas e flacidez, além de espinhas.
Foto: Kitthanes | Shutterstock
2. Crescimento dos cabelos
Conforme a dermatologista Dra. Jaqueline Zmijevski, níveis altos do hormônio cortisol impedem o crescimento dos fios e interferem no processo de queda e embranquecimento dos cabelos.
Foto: Kourdakova Alena | Shutterstock
3. Infertilidade
Segundo o Dr. Rodrigo Rosa, especialistaeco-cbetreprodução, altos níveis de estresse podem tornar as chances de um casal engravidar menores, pois interfere na produção de hormônios.
Foto: Eskymaks | Shutterstock
4. Redução da circulação sanguínea
A cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita explica que, quando estamos sob estresse, nosso fluxo sanguíneo diminui devido à liberação de hormônios como cortisol e adrenalina.
Foto: Rabizo Anatolii | Shutterstock
5. Elevação da pressão arterial
A nefrologista Dra. Caroline Reigada explica que o estresse favorece a elevação da pressão arterial, a aceleração da frequência cardíaca e o aumento dos níveis de gorduras e açúcar no sangue
Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock
6. Sobrecarga dos rins
Outro órgão vital gravemente afetado pelo estresse é o rim. “Condições de estresse crônico provocam a excreção de fosfatoeco-cbetníveis fora do padrão, o que prejudica a função renal", diz a Dra. Caroline Reigada.
Foto: Vita_Dor | Shutterstock
7. Doenças bucais
Conforme o cirurgião-dentista Dr. Hugo Lewgoy, o efeito pró-inflamatório desencadeado pelas substâncias produzidas pelo organismoeco-cbetmomentos de estresse favorece o surgimento de doenças periodontais.
Foto: Master1305 | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock